O novo ano começou e Madrid já agendou vários eventos e exposições interessantes para os primeiros meses de 2026. De grandes retrospetivas de artistas a propostas contemporâneas que exploram novas linguagens visuais, a cidade reúne, como é habitual, uma programação diversificada que te permite contactar com temas muito variados. É o caso, por exemplo, da exposição "Metamorfosis: espacio y sociedad en la colección idealista" (Metamorfoses: espaço e sociedade na coleção idealista), que estará em exibição na Serrería Belga, até dia 8 de março.
Neste artigo, descobre as exposições que não podes perder nas próximas semanas na capital espanhola.
- "Cleopatra: la exposición inmersiva"
- "Metamorfosis: espacio y sociedad en la colección idealista"
- "Disney: The Exhibition 100 Años de Magia"
- "Picasso y Klee en la Heinz Berggruen Collection"
- "Maruja Mallo: máscara y compás"
- "Chez Matisse: el legado de una nueva pintura"
- "El cuerpo errante: exilio español 1939-1975"
"Cleopatra: la exposición inmersiva"
A figura de Cleópatra ganha nova vida numa experiência que cruza recriação histórica com tecnologia de última geração. No espaço MAD, a exposição "Cleopatra: la exposición inmersiva" ("Cleópatra: a exposição imersiva"), propõe-te uma viagem sensorial ao Egito helenístico, através de cenografias, projeções imersivas e realidade virtual que te permitem conhecer a última rainha ptolemaica.
O percurso divide-se em quatro núcleos que articulam objetos, recursos digitais e uma narrativa que inclui também as figuras de Júlio César e Marco António. Destaca-se o uso de hologramas, uma novidade na programação do centro, que te permite “conversar” com diferentes momentos da vida de Cleópatra.
- Datas: de terça-feira a domingo, até dia 22 de março;
- Localização: MAD – Madrid Artes Digitais, Matadero, Madrid.
"Metamorfosis: espacio y sociedad en la colección idealista"
Com o seu 25.º aniversário, o idealista apresenta, pela primeira vez, uma ampla seleção da sua coleção de arte contemporânea. A exposição "Metamorfosis: espacio y sociedad en la colección idealista" ("Metamorfoses: espaço e sociedade na coleção do idealista") reúne mais de 120 obras de artistas de quatro continentes que refletem sobre a vida num mundo em permanente transformação.
A fotografia e o videoarte são as linguagens predominantes numa mostra que aborda tensões territoriais, impacto ecológico e dinâmicas sociais. A proposta organiza-se em diferentes núcleos, que vão das contradições ambientais à simbologia dos espaços comuns.
- Data: até 8 de março de 2026;
- Localização: Serrería Belga.
"Disney: The Exhibition 100 Años de Magia"
A exposição que assinala o centenário da The Walt Disney Company reúne mais de 250 peças originais que percorrem um século de criação animada e cinematográfica. Ao longo de nove galerias temáticas, podes espreitar o processo criativo por detrás de personagens inesquecíveis.
Para além de peças históricas – como o cavalo do carrossel de Mary Poppins ou o capacete do Iron Man –, a exposição "Disney: The Exhibition 100 Años de Magia" ("Disney: The Exhibition 100 Anos de Magia") inclui instalações interativas que recriam lugares emblemáticos do imaginário Disney. Um plano perfeito para fazeres em janeiro, em Madrid, com crianças.
- Datas: até 31 de maio de 2026;
- Localização: Fundação Canal, Sala Castellana 214.
"Picasso y Klee en la Heinz Berggruen Collection"
O Thyssen apresenta, pela primeira vez em Madrid, uma seleção excecional de obras de Pablo Picasso e Paul Klee provenientes do Museum Berggruen de Berlim. A exposição, "Picasso y Klee en la Heinz Berggruen Collection" ("Picasso e Klee na Coleção Heinz Berggruen"), estabelece um diálogo entre dois artistas muito diferentes em temperamento e estilo, mas unidos pelo desejo de reinterpretar a realidade.
Mais de 60 peças permitem seguir afinidades, diferenças e encontros inesperados entre duas das figuras centrais da arte do século XX. A experiencia está organizada em quatro secções temáticas que reúnem retratos, paisagens, naturezas-mortas e figuras.
- Datas: até 1 de fevereiro de 2026;
- Lugar: Museu Nacional Thyssen-Bornemisza.
"Maruja Mallo: máscara y compás"
O Museu Rainha Sofia dedica uma grande retrospetiva a Maruja Mallo, figura-chave da Geração de 27 e uma das artistas mais singulares do século XX espanhol. A exposição, "Maruja Mallo: máscara y compás" ("Maruja Mallo: máscara e compasso") percorre as suas diferentes fases criativas, desde os primeiros anos até às composições geométricas e científicas da maturidade.
O espaço inclui obras essenciais, como as das séries "Cloacas y campanarios" ("Cloacas e Campanários") ou "La religión del trabajo" ("A Religião do Trabalho"), criadas durante o seu exílio na América. Também apresenta recriações dos seus projetos cenográficos, destacando o período em Paris e o contacto com as vanguardas.
- Datas: De 21 de janeiro a 16 de março de 2026;
- Localização: Museu Rainha Sofia.
"Chez Matisse: el legado de una nueva pintura"
O CaixaForum apresenta uma vasta seleção de obras de Henri Matisse, principalmente provenientes do Centre Pompidou, numa exposição que explora a sua influência decisiva na pintura moderna. O percurso mostra como o artista transformou o uso da cor, da luz e da composição.
Dividida em oito áreas, a experiência percorre a constante reinvenção de Matisse, desde os primeiros experimentos até aos célebres recortes. A exposição, "Chez Matisse: el legado de una nueva pintura" (Chez Matisse: o legado de uma nova pintura") revela a amplitude da sua prática – pintura, escultura, desenho e gravura – e o seu esforço por escapar à repetição.
- Datas: até 22 de fevereiro de 2026;
- Localização: CaixaForum Madrid.
"El cuerpo errante: exilio español 1939-1975"
Esta exposição aborda a experiência do exílio espanhol através de objetos, documentos e testemunhos que resistiram ao tempo. O resultado do projeto, Mapas de Memória da UNED, propõe um percurso pelas marcas deixadas por quem se viu obrigado a abandonar o país entre 1939 e 1975.
O percurso da exposição "El cuerpo errante: exilio español 1939-1975" ("O corpo errante: exílio espanhol 1939-1975") inclui uma instalação composta por centenas de cartas entre mães e filhos, uma reflexão sobre a imagem turística em contraste com a realidade do exílio e um espaço sonoro dedicado às vozes de mulheres que mantiveram viva a memória familiar.
- Datas: até 14 de fevereiro de 2026;
- Localização: Casa de América.
Para poder comentar deves entrar na tua conta