Comentários: 0
Dicas para evitar a devolução da casa ao banco
GTRES

Para evitares o drama de teres de devolver a tua casa ao banco, por incumprimento do crédito à habitação, são precisos alguns cuidados.
É imprescindível não deixar-se levar pela publicidade dos bancos ou a queda da Euribor, uma vez que dentro de alguns anos podes ter alguma surpresa desagradável.

Refinanciar, não prolongar a agonia e atuar rápido são vitais para enfrentar este processo, de acordo com o responsável do serviço de assessores do idealista hipotecas, Juan Villén.

Neste sentido, em primeiro lugar, é muito importante “estar consciente de que não vais poder pagar o empréstimo e, além disso, quanto antes melhor”. Pode ser uma evidência, mas muito dos afetados pela execução das suas hipotecas não podem acreditar na situação.

Não se pode deixar para o último momento, nem esperar até que tenhamos entrado em processo judicial ou quando se tenha fixado a data para devolver a casa ao banco porque a partir desse momento tudo se torna mais complicado”, explica o especialista de idealista hipotecas.

Além disso, se não se tem muitos conhecimentos do setor, é necessário “pedir sempre ajuda a um assessor”, sobretudo porque se dão muitos casos “em que o afetado não tem apenas problemas com o pagamento da prestação da casa, mas também com outras”.

Renegociar as dívidas com a banca é a melhora solução

A principal solução é sempre “renegociar a hipoteca com a banca”, uma vez que as entidades podem dar uma carência de capital com a qual se podem pagar apenas os juros, esquecendo o capital, ou outras medidas como “alargar o prazo”, que tal como a solução anterior serve para reduzir o valor da prestação mensal.

Não obstante, devemos estar conscientes de que os bancos atualmente “não estão muito abertos a este tipo de negociações e que as evitam a não ser que se vejam com essa necessidade, depois de um cliente começar a não pagar as suas mensalidades”.

Se, depois de teres renegociado, vês que o problema se agrava e não se soluciona então deverás pensar em desfazeres-te da casa. Neste caso, estão a acontecer situações em que “por desgraça, o saldo do empréstimo é superior ao preço da casa, o que faz com o banco aceite a venda e volte a considerar a devolução da diferença como um empréstimo pessoal”, pelo que os afetados saem apenas parcialmente dos problemas.

Em qualquer caso, é imprescindível “evitar a todo o custo dar garantias adicionais aos bancos em troca de refinanciamentos”, tais como dar as casas dos pais ou de outros familiares como avais

“Há bancos que pedem outras condições para aceitar refinanciar a dívida. Aqui no idealista hipotecas recomendamos negociar com o que se tem, uma vez que além de arruinares a tua situação, podes destruir a vida de alguém próximo”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta