Comentários: 0
Crédito à habitação: janeiro vai trazer a prestação da casa mais baixa de sempre
GTRES

O valor das prestações mensais dos créditos à habitação em Portugal estão em vias de chegar, em janeiro, aos valores mais baixos de sempre, devido à queda continuada ao longo do ano das Euribor - taxa de referência determinada pelo Banco Central Europeu.

Nos contratos de taxa variável em que a revisão seja feita no próximo mês, há descidas no montante a pagar nos indexantes mais utilizados, escreve o Diário Económico, frisando que a fatura com o crédito à habitação tem descidas de quase 3% face ao que se registava em janeiro do ano passado.

Os contratos que tenham a Euribor a seis meses, o indexante mais utilizado nos créditos à habitação, terão um alívio de 2,2% face à data da última revisão, feita em Julho tendo como referência a média da Euribor em junho.

No cenário utilizado pelo jornal, de um crédito de 100 mil euros com um ‘spread' de 1% e uma maturidade de 30 anos, o valor da prestação da casa desceria 7,33 euros para 329,83 euros, tendo em conta a média mensal da Euribor em dezembro (0,177%). O novo montante será 2,7% mais baixo (9,13 euros).

Nos contratos que têm como indexante a Euribor a 12 meses, e cuja revisão seja feita em janeiro, a descida do valor da prestação é de 2,9%. O valor médio mensal desta taxa situou-se em 0,329% este mês. No cenário utilizado, o montante a pagar tem uma descida de 10,22 euros para 336,97 euros.

Também no crédito à habitação que segue a Euribor a três meses haverá uma descida no valor da prestação. Face à data da última revisão, que ocorreu em outubro, haverá uma descida ligeira de 0,3%, tendo em conta a média da taxa este mês (0,081%). No cenário utilizado, isso traduz-se numa queda de 0,93 euros para 325,37 euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade