Risco de incumprimentos no crédito habitação aumenta com a subida dos juros e do poder de compra, devido ao escalar da inflação.
Comentários: 0
Incumprimentos no crédito habitação em Portugal devido à crise
Foto de Ketut Subiyanto on Pexels

O Banco Central Europeu (BCE) já veio admitir que as famílias com rendimentos mais baixos vão sentir mais o impacto da subida dos juros e da redução do poder de compra, podendo mesmo ficar em risco de entrar em incumprimento, nomeadamente com as prestações do crédito habitação. Uma das soluções a adotar para evitar este tipo de situações pode passar pela renegociação do spread. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.  

A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.

A minha prestação de crédito habitação, com a revisão da Euribor, aumentou quase 200 euros! Não faço ideia como pagar esta e as outras contas da família. Contactei o meu banco que me apresentou uma proposta de renegociação do spread. Mas, essa proposta obrigava a que contratasse ainda outro produto: um seguro. O que devo fazer? Podem aconselhar-me?

Renegociar o spread é efetivamente uma das soluções possíveis para fazer baixar a prestação da casa. No entanto, e tal como nos relatas, muito consumidores nos dizem que, aquando do pedido de renegociação junto do banco, são confrontados com propostas que chegam a ser penalizadoras, aumentando a sua taxa de esforço.

Convém ter presente que o spread corresponde à margem de lucro do banco, pelo que é natural que as instituições não a queiram perder. Assim, a maioria dos bancos tem encontrado formas de, mesmo baixando o spread, não perderem o seu rendimento. Como? Apresentando aos consumidores produtos que terão de contratualizar para baixar esta componente da prestação, como o seguro que referes. Aliás, a Deco tem conhecimento de casos em que são propostos produtos de poupança ou até a aquisição de artigos, como sejam aspiradores e televisores. Alguns consumidores chegam mesmo a oferecer crédito para a aquisição destas “ofertas”.

Respondendo à tua pergunta, alertamos-te para o facto de não estares obrigado a aceitar a proposta que te foi apresentada e a subescrever outros produtos. Se a mesma não for compensadora, poderás fazer uma contraproposta ao banco e encetar, então, uma verdadeira negociação.

É crucial que analises cuidadosamente todas as propostas que te são apresentadas, quer no seguimento do pedido de renegociação do spread, quer em qualquer outra negociação, e, em caso de dúvida, contacta o Gabinete de Proteção Financeira da Deco para que posso fazer decidir de forma responsável e esclarecida.

Informa-te connosco. 

Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 38 ou do endereço eletrónico gas@deco.pt. Podes também marcar atendimento via Skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta