Mas face ao mesmo mês de 2023, o montante total de empréstimos da casa caiu 0,6%, diz BdP.
Comentários: 0
Crédito habitação em Portugal
Foto de Tim Samuel no Pexels

O montante total de crédito habitação existente em Portugal passou vários meses a descer muito por culpa das amortizações antecipadas que têm sido levadas a cabo pelas famílias. Mas em março o valor do stock de empréstimos da casa voltou a subir para 99 mil milhões de euros, ainda que ligeiramente, revelou o Banco de Portugal (BdP). O abrandamento das amortizações poderá ajudar a explicar este aumento.

“O montante de empréstimos para habitação totalizava 99,0 mil milhões de euros, em março de 2024, mais 0,2 mil milhões de euros do que em fevereiro”, revela o BdP no boletim publicado na passada sexta-feira, dia 26 de abril. Este foi mesmo o segundo mês seguido que se observou um aumento do valor total de créditos da casa existentes no país.

Este ligeiro aumento do montante total de créditos habitação surge numa altura em que se verifica um abrandamento das amortizações destes empréstimos. “As amortizações antecipadas de crédito à habitação representaram 0,91% do stock de empréstimos em fevereiro, menos 0,37 p.p. do que no mês anterior (1,29%). Este é o valor mais baixo desde julho de 2023”, referiu o regulador português no boletim publicado no início de abril.

Ainda assim, o valor total dos créditos habitação em Portugal apurado em março de 2024 é 0,6% inferior ao registado há um ano (99,7 milhões de euros), indica ainda o BdP. Ainda assim, a taxa de variação anual é menos negativa que a registada no mês anterior (-1%).

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta