Incumprimento no crédito da casa representa 1,4% da carteira total há três trimestres seguidos, revela BdP.
Comentários: 0
Crédito habitação em incumprimento
Foto de SHVETS production no Pexels

Depois de ter subido ligeiramente perante o agravamento das prestações da casa por via dos juros, o incumprimento no crédito habitação em Portugal ficou estagnado até ao verão de 2024, altura em que as taxas Euribor já estavam a cair de forma mais expressiva, revelam os dados do Banco de Portugal (BdP).

Em Portugal, sentiu-se um ligeiro aumento do incumprimento por parte das famílias a partir da primavera de 2023, altura em que as taxas Euribor já estavam acima de 3% caminhando para um patamar superior. Os dados do mais recente relatório sobre Sistema Bancário Português do BdP indicam que o crédito malparado na habitação passou a pesar 1,2% na carteira total no segundo trimestre de 2023, deixando o mínimo histórico de 1,1%.

Depois, o rácio de empréstimos malparados na habitação voltou a aumentar para 1,3% no final de 2023 e para 1,4% no arranque de 2024. Recorde-se que nesta altura as taxas Euribor estavam em 4% e apenas a dar ligeiros sinais de descida, antevendo os primeiros cortes dos juros diretores pelo Banco Central Europeu (BCE) – o primeiro só se concretizou em junho.

Desde então, o peso do crédito habitação em incumprimento face ao total de empréstimos permaneceu nos 1,4% até ao verão de 2024, igualando o peso registado na primeira metade de 2022. Ou seja, observa-se uma estagnação dessa subida do crédito habitação malparado nos últimos trimestres, altura em que a Euribor começou a cair com mais força à medida que o BCE avançou com a sua estratégia de alívio da sua política monetária (houve um total de quatro cortes dos juros durante o ano passado, num total de 100 pontos base).

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta