Três taxas Euribor fecharam 2024 abaixo de 3%, aliviando muito o custo do crédito habitação em Portugal. Descobre quanto.
Comentários: 0
Prestação da casa a descer
Foto de Timur Weber no Pexels

As famílias que tencionam comprar casa com crédito habitação a taxa variável pagam hoje cerca de menos 100 euros de prestação do que há um ano. Tudo porque as taxas mensais da Euribor deixaram o patamar dos 4% tendo caído para menos de 3% em dezembro de 2024. Descobre como variaram os juros e as prestações da casa no último ano com as simulações do idealista/créditohabitação.

O ano de 2024 fechou com as três taxas Euribor abaixo de 3%, um recuo motivado pelos quatro cortes dos juros do Banco Central Europeu (BCE). Foi a taxa a 12 meses que recuou mais, tendo a média mensal se fixado em 2,436% em dezembro. A Euribor a 6 meses desceu para 2,632%, enquanto a Euribor a 3 meses – a menos utilizada no universo de crédito habitação em Portugal – ficou em 2,825%.

Estas são boas notícias para quem pretende comprar casa com recurso a financiamento bancário em janeiro de 2025, uma vez que as taxas Euribor caíram mais de 1 ponto percentual num ano, reduzindo muito as prestações da casa. É isso que mostram das simulações do idealista/créditohabitação, que têm em conta um empréstimo da casa a taxa variável contratado em janeiro (que usa a média mensal da Euribor de dezembro) no valor no valor de 150.000 euros, com spread 1% e prazo de 30 anos: 

  • Crédito habitação com Euribor a 12 meses: aqui a prestação da casa será de 668 euros nos doze meses começados em janeiro de 2025, menos 108 euros do que quem contratou o empréstimo há um ano. Face a quem contratou o empréstimo no mês anterior, a prestação fica 6 euros mais acessível;
  • Crédito habitação com Euribor a 6 meses: a prestação da casa a pagar em janeiro deste ano e nos cinco meses seguintes será de 684 euros, menos 114 euros face à prestação calculada para um crédito assinado em janeiro de 2024. Em termos de variação mensal, contratar um empréstimo janeiro reduz a prestação em 14 euros;
  • Crédito habitação com Euribor a 3 meses: a prestação da casa será de 701 euros nos primeiros três meses do contrato (janeiro inclusive), traduzindo-se numa redução de 98 euros face a quem avançou com o crédito da casa há um ano. Face ao mês anterior, a prestação da casa fica 15 euros mais barata.

Quem já está a pagar créditos habitação a taxa variável (ou mista em período variável) também verá a prestação a casa a cair se a revisão for realizada em janeiro, porque as taxas Euribor a 12, 6 e 3 meses estão bem mais baixas do que há um ano (3,676%), há seis meses (3,644%), e há três meses (3,167%), respetivamente. Mas aqui a dimensão da descida da prestação da casa dependerá sempre do ano do contrato e do montante em dívida.

Ao que tudo indica, as taxas Euribor vão continuar a descer em 2025 ficando em 2% ou abaixo deste patamar no final do ano, o que significa que deverão cair de forma mais lenta do que até então. E a sua descida continuará a ser motivada pelos novos cortes dos juros do BCE, que se vai voltar a reunir no próximo dia 30 de janeiro.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta