Comentários: 0

As contas nacionais estão, afinal, bastante piores do que conta o Governo. A dívida pública portuguesa atingiu níveis históricos, estando acima dos 130% do Produto Interno Público (PIB), mostram os dados oficiais revelados pelo Banco de Portugal, no boletim estatístico referente ao terceiro trimestre de 2016.

"Uma subida homóloga, uma subida mensal, uma subida trimestral e um afastamento da meta apontada pelo Governo no Orçamento do Estado para este ano", resume o Notícias ao Minuto, com base nos indicadores do Banco de Portugal publicados esta segunda-feira.

A dívida pública ascendeu a 244,42 mil milhões de euros no final de setembro, mais de 1,13 mil milhões acima do valor verificado no final de agosto (243,289 mil milhões de euros), um novo máximo histórico absoluto que fica muito perto do valor mais alto de sempre em percentagem da produção nacional.

Comparando com o segundo trimestre, o último período para o qual o Banco Central disponibiliza o rácio da dívida sobre o PIB, este indicador passou de 131,7% em junho para 133,1% em setembro.

Na proposta de Orçamento do Estado para 2017, recorda o portal de notícias, o Governo prevê que a dívida pública aumente de 129% do PIB em 2015 para 129,7% do PIB este ano, estimando retomar uma trajetória de redução em 2017, para os 128,3%.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta