Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Contas públicas

Últimas notícias sobre "Contas públicas" publicadas em idealista.pt/news

Portugal tem a terceira dívida pública mais alta da UE - mais do dobro do limite

A dívida pública nacional aumentou, tanto em termos homólogos (128,9%), como trimestrais (130,3%), e sendo atualmente mais do dobro do limite fixado de 60% do Produto Interno Bruto (PIB). Portugal fechou o primeiro trimestre deste ano com o terceiro maior endividamento da Europa a 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália.

Notícia sobre:

Dívida pública nacional em máximos históricos

As contas nacionais estão, afinal, bastante piores do que conta o Governo. A dívida pública portuguesa atingiu níveis históricos, estando acima dos 130% do Produto Interno Público (PIB), mostram os dados oficiais revelados pelo Banco de Portugal, no boletim estatístico referente ao terceiro trimestre de 2016.

Notícia sobre:

Economia nacional está melhor do que se pensava?

O Produto Interno Bruto (PIB), que serve para ajudar a medir a saúde económica de um país, registou em Portugal um crescimento de 1,6% no terceiro trimestre, face ao mesmo período de 2015 e 0,8% numa comparação em cadeia. O que aconteceu para motivar estes resultados que tornam mais próximo o cumprimento da meta de 1,2% para o total do ano e superaram as expetativas dos analistas?

Notícia sobre:

Défice, em queda há quatro meses consecutivos, diminui 81 milhões até agosto

Os olhos internacionais estão postos na Execução Orçamental nacional, com muitas dúvidas e criticas quanto à (in) capacidade do Governo de conter o desequilibrio das contas públicas e cumprir a meta de fechar o ano com um défice de 2,5% do PIB. Mas a divulgação dos dados da Execução Orçamental até agosto veio esta segunda-feira revelar uma melhoria de 81 milhões de euros no défice público, face ao mesmo período no ano passado.

Notícia sobre:

Sobretaxa do IRS e salários da função pública: a primeira grande prova ao acordo da esquerda

Há temas críticos e urgentes para as contas públicas nacionais e para a vida dos portugueses que são também grandes dores de cabeça para a nova força governamental e que vão ser o primeiro teste ao acordo dos partidos de esquerda. Em causa estão a sobretaxa do IRS e os salários da função pública, que não reúnem consenso.

Notícia sobre:

Eleições 2015: qual é afinal a verdade das contas públicas nacionais?

As eleições legislativas do próximo domingo, 4 de outubro, vieram reacender os ânimos sobre a realidade das contas públicas do país. Ao longo das várias semanas de campanha, e após quatro anos de governação da coligação do PSD/CDS, as versões sobre a situação da contabilidade nacional variam consoante o partido que fala.

Notícia sobre:

Imobiliário da CGD em Portugal afeta contas públicas do país

Os ativos de imobiliário da Caixa Geral de Depósitos (CGD) em Portugal vão agravar a dívida pública nacional em 2015. Alterações nas regras da contabilidade pública do país vão fazer com que os resultados da Wolfpart – a holding da CGD que gere as participações do grupo Caixa em Portugal – vão passar a consolidar no défice nacional e não nas contas da CGD como acontecia até agora. E a empresa dá prejuízos.

Notícia sobre:

“Divergências insanáveis” afastam entendimento entre PS e Governo

São “divergências insanáveis” sobre a estratégia para equilibrar as contas públicas que separam o secretário-geral do PS, António José Seguro, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. Os dois líderes estiveram reunidos durante três horas mas não chegaram a um acordo sobre o pós-Troika.

Notícia sobre: