Comentários: 0
Cerca de 17 mil portugueses já têm testamento vital
Ministério da Saúde

Cerca de 17 mil cidadãos já têm o seu testamento vital registado. Os números foram revelados pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), cuja app – MySNS Carteira – já permite consultar e descarregar o documento no smartphone. Esta é uma ferramenta que reúne diversas funcionalidades e que permite aos portugueses consultar vacinas, guias de tratamento, entre outros.

Segundo a SPMS, cerca de 13 mil cidadãos já descarregaram esta aplicação que integra vários cartões digitais com informação sobre saúde, acesso ao guia de tratamento, ao boletim de vacinas e, agora, a consulta ao testamento vital.

“Através da MySNS Carteira, a informação que consta no testamento vital passa a estar disponível em todos os locais onde pode ser útil, como determina a lei. Nesta aplicação, sempre que o cidadão adiciona um cartão, a informação é guardada no seu telemóvel”, explica a SPMS, em comunicado.

Testamentos vitais continuam a aumentar

A SPMS salienta que, “sendo um direito de todo o cidadão, maior de idade, o testamento vital salvaguarda a vontade e os cuidados que o cidadão quer, ou não, receber, numa situação clínica de incapacidade, quando deixa de ter autonomia para expressar a sua vontade”, possibilitando, igualmente, a nomeação de um Procurador de Cuidados de Saúde (PCS) – pessoas chamadas a decidir em nome do utente.

Para ficar ativo, o cidadão deve preencher a Diretiva Antecipada da Vontade (DAV) –pode ser descarregada no Portal da Saúde – e entregá-la no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da sua residência, ou num Balcão RENTEV – Registo Nacional do Testamento Vital. O documento pode ser alterado ou revogado a qualquer momento.

“Apesar de se tratar de um tema mais associado aos cuidados do fim de vida, os cidadãos mais jovens e utilizadores das novas tecnologias demonstram cada vez maior interesse no direito ao testamento vital. Cerca de 30%, com idades entre os 18 e os 50 anos, utilizadores ou potenciais utilizadores de smartphones, já registaram o seu testamento vital”, sublinha a SMPS, revelando que a tendência de crescimento em jovens com menos de 25 anos também continua a aumentar.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade