
Os portugueses transportam em média 29 euros na carteira. Trata-se do valor mais baixo entre os países da Zona Euro, segundo um relatório do Banco Central Europeu (BCE). Por outro lado, os consumidores nacionais são dos que fazem mais levantamentos por semana.
“Os consumidores da Zona Euro transportam em média 65 euros na carteira. Os alemães tinham a maior quantia média (103 euros) nos bolsos, seguidos pelos luxemburgueses (102 euros) e pelos austríacos (89 euros). No outro sentido, os portugueses tinham, em média, o valor mais baixo (29 euros), seguidos pelos franceses (32 euros)”, revela o BCE num relatório divulgado no final da semana passada.
Segundo o Dinheiro Vivo, que se apoia no referido estudo, “é difícil encontrar uma explicação simples para as diferenças entre o dinheiro que os consumidores da Zona Euro trazem nas suas carteiras”. “Em alguns países o valor na carteira aparenta corresponder à proporção do dinheiro no valor de pagamentos, mas noutros não se consegue encontrar essa relação”, conclui o documento.
De referir ainda que os portugueses são os que fazem mais levantamentos por semana, ultrapassados apenas pelos irlandeses – cerca de 65% dos portugueses que participaram no estudo referiram que é muito fácil encontrar uma caixa multibanco no país enquanto que na média da Zona Euro essa proporção é de 51% e na Alemanha é de 46%.
Para poder comentar deves entrar na tua conta