Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Consumidores

Últimas notícias sobre "Consumidores" publicadas em idealista.pt/news

Faturas da luz e gás natural mais baratas a partir de julho com IVA a 6%

Será a partir do dia 01 de julho de 2019 que as contas da eletricidade e do gás natural vão ficar mais baratas para os pequenos consumidores. Em causa está a entrada em vigor da aplicação do IVA reduzido a 6% (contra os atuais 23%),

Notícia sobre:

Telecomunicações lideram queixas à Deco e Meo é "campeã" das reclamações

As telecomunicações voltaram a ser o principal alvo de queixas dos portugueses em 2018, com quase 35 mil reclamações à Associação de Defesa do Consumidor (Deco). O período de fidelização, a faturação, as práticas comerciais desleais e a dificuldade no cancelamento do contrato foram os principais motivos de problemas.

Notícia sobre:

Acionistas da EDP decidem levar Estado a tribunal

A EDP vai contestar nos tribunais internacionais o pagamento de 285 milhões de euros por alegada sobrecompensação no cálculo da disponibilidade das centrais que operavam em regime CMEC (custos de manutenção do equilíbrio contratual). O secretário de Estado da Energia aprovou a cobrança desta quantia e está a analisar a possibilidade de exigir outros 72,9 milhões.

Notícia sobre:

EDP acusada de lesar consumidores em 140 milhões de euros ao fazer subir preços na fatura da luz

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou a EDP de abuso de posição dominante no mercado, prática que causou aumentos de preços na fatura de eletricidade paga pelos consumidores - terão sido lesados em 140 milhões de euros. A elétrica portuguesa já veio negar ter recebido sobrecompesações.

Notícia sobre:

Deco Alerta: Como e quando é que se pode vender a casa da porteira?

O teu prédio tem uma casa da porteira e os vizinhos pretendem vendê-la para aumentar as receitas do condomínio? No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta explicamos-te os procedimentos necessários para que tal possa acontecer.

Notícia sobre:

Disparam queixas contra a Uber, mas também contra a ANTRAL

Cobranças indevidas e tarifas abusivas, falhas nas emissões de faturas, irresponsabilidades e má educação dos motoristas. Estes são os principais motivos de queixas dos consumidores contra a Uber (plataforma digital de transporte de passageiros), mas também contra a Antral (entidade que representa os taxistas).

Notícia sobre:

As marcas de roupa mais valiosas do mundo são...

As dez marcas de roupa mais importantes do mundo valem nada mais nada menos que 111.300 milhões de dólares, o equivalente a 95.643 milhões de euros. O estudo “Most Valuable Brands 2018”, elaborado pela Brandz, além de outras estatísticas, apresenta as marcas de moda que são “tendência”.

Notícia sobre:

Deco questiona Facebook sobre utilização de dados de perfis portugueses

A Associação para a Defesa do Consumidor (Deco) juntou-se a outras organizações de consumidores – da Bélgica, Itália, Espanha e Brasil – para pedir que a empresa Facebook assuma responsabilidades no caso do escândalo de dados, e perceber se os dados dos perfis portugueses foram utilizados indevidamente pela empresa norte-americana Cambridge Analytica.

Notícia sobre:

Portugueses mais confiantes na situação económica do país

Os consumidores portugueses acreditam que a situação económica e financeira do país é tendencialmente melhor que em 2017. A conclusão é de um estudo do IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing sobre os hábitos de consumo dos portugueses no último ano e a sua evolução para 2019. Mais de 70% dos inquiridos acredita, aliás, que o poder de compra se irá manter em 2018.

Notícia sobre:

Refeições fora de casa voltam a estar na moda?

E parece que os portugueses estão a fazer cada vez mais refeições fora de casa. As compras de supermercado caíram 2,7% em volume em 2017, o que quer dizer que “os portugueses estão a privilegiar, cada vez mais, o consumo fora de casa”, segundo os dados da Centromarca. A confirmar esta conclusão está, por isso, a performance do segmento da alimentação em casa, “o setor mais afetado no último ano”.

Notícia sobre: