Consumidores
Últimas notícias sobre "Consumidores" publicadas em idealista.pt/news
Regime excecional que impede cortes da luz, gás ou água termina a 30 de setembro, alerta Deco
O regime excecional e temporário que proíbe os operadores de suspenderem o fornecimento de água, luz, gás e comunicações por falta de pagamento das faturas, em caso de situação de desemprego, de quebra de rendimentos do agregado familiar igual ou superior a 20%, ou de infeção por Covid-19, vai terminar a 30 de setembro. As medidas foram implementadas para dar resposta ao contexto difícil provocado pela pandemia, mas estão a chegar ao fim.
Setor das telecomunicações lidera queixas dos consumidores há 10 anos
Nos últimos 10 anos, a Deco recebeu mais de quatro milhões de reclamações. O setor das telecomunicações foi o responsável pela maioria das queixas, revelando-se uma “uma constante preocupação para as famílias portuguesas”. A velocidade anunciada da internet, o período de fidelização, a dupla faturação, as práticas comerciais desleais, a cobrança pela fatura em papel e a dificuldade de cancelamento do contrato foram os principais motivos das reclamações.
Regulador põe travão ao crédito às famílias: prazo máximo passa de dez para sete anos
Dois anos depois de ter anunciado medidas macroprudenciais para o crédito aos consumidores, e face aos “riscos observados no atual enquadramento”, o BdP decidiu introduzir novos limites para o crédito pessoal e evitar problemas futuros para bancos e clientes. O regulador recomenda uma redução da maturidade máxima das novas operações de 10 para 7 anos, à exceção da educação, saúde e energias renováveis. Estas alterações entram em vigor a partir de dia 1 de abril de 2020.
2019 é ano recorde de queixas: foram mais de 101 mil
2019 foi um ano recorde de queixas. Os portugueses fizeram, em média, 275 reclamações por dia no Portal da Queixa: mais de 101 mil, no total do ano. O principal motivo de queixa foram as telecomunicações, mas o setor das entregas também disparou, uma vez que há cada vez mais consumidores nacionais a aderir às compras online.
Consumo em Portugal abranda no 3º trimestre mas ainda está acima da média europeia
Depois de no segundo trimestre do ano o mercado de Bens de Grande Consumo ter crescido (tanto em volume como em valor) 6% em Portugal em termos homólogos, o terceiro trimestre apresenta valores mais “modestos”, com o consumo a aumentar apenas 4,2% face ao mesmo período do ano passado. Trata-se, no entanto, de um valor superior ao verificado na média dos outros 32 países analisados (3,1%).
Black Friday 2019 a bater à porta: os direitos dos consumidores nas compras online
Muitos portugueses aproveitam a Black Friday para tratar dos presentes de Natal e já há cada vez mais adeptos das compras online na hora de aproveitar esta febre dos preços. Mas será que os consumidores online sabem de todos os seus direitos?
Telecomunicações lideram queixas à Deco e Meo é "campeã" das reclamações
As telecomunicações voltaram a ser o principal alvo de queixas dos portugueses em 2018, com quase 35 mil reclamações à Associação de Defesa do Consumidor (Deco). O período de fidelização, a faturação, as práticas comerciais desleais e a dificuldade no cancelamento do contrato foram os principais motivos de problemas.