Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Banco Central Europeu

Últimas notícias sobre "Banco Central Europeu" publicadas em idealista.pt/news

Procurar casa

Procura de casa na Europa vai continuar intensa, diz BCE

Notícia sobre:

Condições de crédito habitação endurecem na Zona Euro

O Banco Central Europeu (BCE) considera que os bancos da Zona Euro mantiveram os padrões para os empréstimos às empresas no terceiro trimestre, mas endureceram as condições para os empréstimos às famílias para a compra de casa.

Notícia sobre:

Europeus guardam cada vez mais dinheiro em casa

Nos últimos anos tem-se vindo a assistir a um fenómeno na Zona Euro que o Banco Central Europeu (BCE) apelida de “paradoxo das notas”. Na prática, segundo um relatório divulgado recentemente pela entidade, o número de notas de euro em circulação tem vindo a aumentar com o passar do tempo – desde 2007 –, apesar da sua utilização em transações ter diminuído. Significa, então, que as pessoas estão a poupar e/ou guardar mais dinheiro em casa. 

Notícia sobre:

Portugal foi o terceiro país da Zona Euro que gastou menos em relação ao PIB para combater a pandemia

Portugal foi o terceiro país da Zona Euro que gastou menos em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) para enfrentar a crise desencadeada pela pandemia da Covid-19, segundo um artigo do próximo boletim económico do Banco Central Europeu (BCE).

Notícia sobre:

Taxas de juro devem manter-se (muito) baixas mesmo num cenário pós-pandemia

As taxas de juro devem manter-se (muito) baixas mesmo num cenário de recuperação económica pós-pandemia-Covid-19. As expetativas apontam para que os bancos centrais mantenham as políticas de alívio monetário em 2021, o que é uma boa notícia, por exemplo, para os portugueses que pediram dinheiro emprestado ao banco para comprar casa.

Notícia sobre:

Juros baixos e incentivos a "riscos excessivos" podem ameaçar estabilidade financeira, avisa o BdP

O prolongamento do ambiente de taxas de juro muito baixas pode criar “condições propícias” à intensificação de riscos para a banca nacional. No Relatório de Estabilidade Financeira, o BdP deixa o alerta, avisando que este cenário poderá "promover a deterioração dos critérios de concessão de crédito e o aumento do endividamento para níveis não sustentáveis".

Notícia sobre:

BCE salvou o Euro em 2010 e “Portugal sabe bem disso”, diz Jean-Claude Trichet

Jean-Claude Trichet, antigo presidente do Banco Central Europeu (BCE), considera que salvou, juntamente com a sua equipa, o euro em 2010, quando comprou títulos de dívida de Portugal, Grécia e Irlanda, na altura alvos de uma “especulação devastadora” nos mercados.

Notícia sobre: