Comentários: 0
Portugal está preparado para receber de volta os emigrantes?

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) mostra-se preocupada com o regresso de um número significativo de emigrantes que estão em países que enfrentam uma crise, como Angola e Brasil. A entidade considera que a economia nacional não está preparada para acolher esta mão de obra.

Segundo a TSF, que se apoia em dados de um relatório da CMVM, que não adianta números e valores, o regresso dos emigrantes somado ao lento crescimento no mercado de trabalho vão ter um forte impacto quer a nível social quer ao nível de uma economia portuguesa.

A entidade conclui que Angola e Brasil são os casos mais preocupantes. Em 2014, Angola foi o quarto destino das exportações portuguesas e o Brasil o 11º, números que demonstram a aposta das empresas portuguesas nestes mercados, de forma a escaparem à crise interna.

O relatório da CMVM adianta que muitos portuguesas viram nestes dois países uma oportunidade para arranjar emprego, mas que agora estas mesmas nações enfrentam uma situação menos favorável, o que fará com que os emigrantes “regressem a casa”. Muitas destas pessoas já têm, no entanto, idade avançada.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta