
Há cada vez mais marcas a dizer adeus ao plástico. Ou pelo menos a tentar. McDonald’s, Starbucks, Lidl, IKEA, Adidas, Marriott, Intermarché e PepsiCo, são alguns dos nomes que já mostraram comprometidos com a redução do consumo de plástico. Como? Retirando das suas lojas os produtos de uso único e descartável, como palhinhas, pratos, copos, sacos de congelação ou de lixo.
O Starbucks e a cadeia de hotéis Marriott, por exemplo, esperam eliminar no prazo de dois anos todas as palhinhas de plástico dos seus estabelecimentos. O objetivo será substituí-las por palhinhas feitas de material biodegradável, como o papel. A McDonald’s está, ainda, em fase de testes, em alguns países, mas quer fazer o mesmo.
As iniciativas multiplicaram-se, depois Comissão Europeia ter anunciado que iria propor a proibição de objetos de utilização única.
O Intermarché também decidiu “alinhar” nesta batalha contra a poluição dos mares e oceanos, segundo o ECO. Desenvolveu, cotonetes biodegradáveis e compostáveis, para substituir os outros.
Mas há mais materiais com os dias contados. Pratos, copos, sacos de congelação e de lixo são alguns dos visados. O Lidl anunciou o compromisso de reduzir em 20% a utilização de plástico até 2025 e já está a trabalhar nesse objetivo. Vai descontinuar a venda de todos os artigos de plástico descartável em todas as lojas de Portugal.
A Câmara Municipal de Lisboa também está comprometida. Quer proibir a utilização de copos de plástico na capital até 2020, ano em que será Capital Verde Europeia.
Para poder comentar deves entrar na tua conta