
O Governo vai atribuir vales de supermercado a quem devolver garrafas de plástico usadas. Trata-se de um incentivo para a reciclagem de plástico que será válido até 2021. Se a medida não resultar, o Executivo retoma o sistema de tara, desta vez para o plástico.
Segundo a TSF, as máquinas de recolha de plástico serão instaladas nos supermercados e nas principais áreas de serviço. As embalagens são depois identificadas, pesadas e recolhidas e será emitido um talão com uma quantia a descontar em compras.
A medida em causa integra um pacote de iniciativas para reduzir o impacto da poluição causada pelos plásticos. O mesmo é apresentado esta quinta-feira (7 de junho) pelo Governo.
De acordo com Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente, até 2021 Portugal terá um sistema de incentivos para quem reciclar estes materiais. Se a estratégia não resultar pela sensibilização, será aplicada uma taxa, pelo que as garrafas passariam a ter um valor de tara associado, à semelhança do depósito por cada garrafa, que era muito usado há alguns anos com o vidro.
No caso da restauração, as medidas podem passar por benefícios fiscais a quem utilizar materiais reciclados. No que não for possível substituir, a solução pode passar pelo reaproveitamento dos materiais e torná-los objetos utilitários, escreve a publicação.
Para poder comentar deves entrar na tua conta