Comentários: 0
Um planeta chamado plástico...
El Orden Mundial

A poluição dos rios e mares é um dos grandes problemas do planeta terra: os oceanos foram sendo invadidos por grandes quantidades de lixo. O plástico é, de resto, um dos maiores vilões. As toneladas deste material vão-se acumulando e provocando a destruição gradual dos ecossistemas marinhos.

O plástico demora centenas de anos a degradar-se e está a “inundar” um dos bens mais preciosos: a água. Os oceanos Índico e Pacífico, como mostra esta imagem, concentram muitas toneladas deste material.

De acordo com os dados da “El Orden Mundial” (EOM), de todo o plástico que foi fabricado desde a década de 1950, apenas 9% foi reciclado e cerca de 12% incinerado. Quer isto dizer que a maioria dos plásticos continua a “viver” em algum lugar do planeta, e o mar é um dos locais preferidos.

A vida útil deste material pode alcançar os 500 anos e até há produtos que nunca se chegam a decompor por completo. A OEM estima que em 2050 exista mais plástico que peixes nos oceanos: todos os anos chegam entre cinco a 13 milhões de toneladas de plástico ao mar.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade