Portugal vai continuar a ter horários de verão e de inverno. A garantia foi dada pelo primeiro-ministro, António Costa, que defende a manutenção do atual regime bi-horário. “O bom critério e único é o critério da ciência", disse o governante.
“O que foi expresso até ao momento é o entendimento de que em Portugal devemos manter este regime bi-horário, com hora de verão e hora de inverno. Não vejo razão para que se contrarie a ciência e se faça algo de forma discricionária", disse António Costa, em entrevista à TVI, referindo-se à posição assumida pelo Observatório Astronómico de Lisboa.
O chefe do Governo salientou não ser "nem contra, nem a favor" do fim da mudança da hora, mas considerou que "há matérias sobre as quais não vale a pena ter doutrinas políticas". Quer isto dizer que não está nos planos do governo abolir a mudança de hora, ainda que os portugueses tenham manifestado essa vontade.
Maioria dos portugueses quer ter a mesma hora ao longo do ano
A maioria dos europeus quer deixar de mudar de hora duas vezes por ano. Mais de 80% das 4,6 milhões de pessoas que votaram na consulta pública da Comissão Europeia sobre a mudança da hora na União Europeia (UE) disseram querer o seu fim. Nesta consulta, 79% dos portugueses indicaram a sua preferência por aplicar permanentemente o horário de verão no país.
Os 28 Estados-membros deverão indicar até abril de 2019 se pretendem manter-se no horário de inverno ou verão depois de outubro de 2019 – será o último mês em que os cidadãos europeus atrasam os seus relógios. Se ainda te restarem dúvidas consulta este guia para saberes o que está em causa.
1 Comentários:
Eu votei (e muitos outros mais) na votação a nível europeu pela NÃO mudança de horário, como a maioria dos europeus, é o Sr. PM quem decide?
Os restantes cidadãos não somos ouvidos, quer a favor ou contra?
Para poder comentar deves entrar na tua conta