Comentários: 1
Vamos deixar de mudar a hora duas vezes por ano? Portugueses votam “sim”
Jim Kalligas/Unsplash

A maioria dos europeus quer deixar de mudar de hora duas vezes por ano – e assim acabar com a distinção entre horário de verão e horário de inverno. A vontade é unânime: mais de 80% das 4,6 milhões de pessoas que votaram na consulta pública da Comissão Europeia sobre a mudança da hora na União Europeia (UE) querem o seu fim. Portugueses estão em linha com a vontade da maioria.

O questionário foi divulgado pela Comissão Europeia, entre 4 de julho e 16 de agosto, mas os resultados ainda não foram apresentados oficialmente – ainda assim trata-se de uma vitória clara do “sim” pela continuidade do horário de verão. Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, já veio dizer que a vontade dos europeus será respeitada, relata o Público.

A mudança de hora não acontecerá imediatamente. Primeiro, a Comissão terá de enviar ao Conselho e ao Parlamento Europeu uma proposta de lei para abolir a mudança, sendo que esta só entrará em vigor se o Parlamento aprovar a medida. Bruxelas já disse que vai avançar com uma proposta legislativa.

Segundo os resultados provisórios, entretanto divulgados, só 0,33% dos portugueses (rácio entre o número de respostas vindas de Portugal e o número de habitantes) responderam ao inquérito. Desses, 85% querem o fim da mudança da hora, segundo a Lusa.  

De referir que esta foi a consulta pública mais participada de sempre – os resultados surpreenderam a Comissão Europeia –, com mais de 4,6 milhões de contributos oriundos de todos os Estados-membros.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

benedito
20 Outubro 2018, 20:08

NÃO HAVER MUDANÇAS MAS FICAR NO HORARIO BIOLOGICO,HORARIO DE INVERNO. POR OUTRAS PALAVRAS...SOL A PIQUE ...MEIO DIA...SOL POSTO... 18 HORAS ... SOL NASCE 06HORAS...ASSIM É QUE É.

Para poder comentar deves entrar na tua conta