Comentários: 0
Guia para que tudo funcione em família nas "festas” - e evitar as chatices de sempre...
Unsplash

Digamos que nem sempre a família pode ser uma reunião perfeita de primos e tios superconectados e em harmonia. Verdade? E se achas que essas relações estão à beira da toxicidade, é muito provável que, com o aproximar da época de festas, se apodere de ti uma sensação de medo. Ainda assim é possível sair ileso dos feriados que estão a chegar.. Deixamos-te algumas dicas para que esta seja mesmo a época mais maravilhosa do ano.

1. Estar preparado

Se tiveres um membro da família com tendência para fazer comentários controversos ou dolorosos, o melhor é estar (literalmente) preparado para lidar com esse momento. Algo como “Eu não acredito que agora é hora de discutir esse assunto” e rematar com um “Este bolo é realmente delicioso”, pode mesmo desarmar qualquer um.

2. Aceitar que a felicidade das festas não é um dado adquirido

As festas podem mesmo ser capazes de demonstrar o que de pior há nas pessoas, porque há um stress inerente a esta temporada. "Temos uma noção primordial de que as festas são todas bem-aventuradas de boas sensações, mas nem sempre é o caso. Entre as visitas obrigatórias e a presença de parentes e amigos com quem estamos em conflito ou afastados, tudo isso acrescenta um stress que normalmente evitamos no resto do ano”, disse John Mayer, psicólogo clínico da Doctor On Demand, ao Apartment Therapy.

3. Tentar manter a rotina

Não importa a tensão que poderás estar a enfrentar nesta época do ano. Será tanto melhor, quanto mais facilmente conseguires equilibrar as atividades de fim de ano com a tua rotina normal. “É preciso fazer uma pausa durante a época de festas, especialmente se elas não são uma experiência agradável”, defende Rachel Gersten, co-criadora do Viva Wellness.

4. Entender os “mecanismos” familiares

Quando um membro da família está a incomodar-te tenta distanciar-te desse comportamento e lembra-te que aquelas palavras ou ações nada têm a ver contigo. Esta é uma forma de evitares entrar em conflito com aquela pessoa.

5. Encontra uma maneira de encontrar um tempo sozinho

Pode ser cansativo não ver a família de forma regular e de repente ser inundado com “atualizações” familiares. Uma forma de arranjar um tempo “a sós” será ler um livro, ouvir música, e encontrar um refúgio de silêncio temporário.

6. Ser adulto

Ao interagir com a família, muitas vezes acontece que recuamos a um estado de comportamento infantil. Para evitar isso, lembra-te da tua idade e conquistas recentes. "Embora te possas sentir como se fosses uma criança novamente na companhia dos teus pais, é melhor não agir quando algum tipo de sentimento negativo vem à tona", diz Steven Reigns, terapeuta licenciado e fundador da Therapy for Adults em Los Angeles, à mesma publicação.

7. Permanece em território neutro

Ao invés de participares em conversas que podem recuperar temas incómodos, pensa em conversas neutras ou histórias divertidas para partilhar. O melhor é ter essas “histórias” prontas para sair da prateleira se houver algum momento de embaraço e evitar tópicos que possam gerar discussão.

8. Não há problema em dizer que não

Não há nenhuma regra que diga que tens de dizer “sim” a tudo. Não há problema em “não estar perto de membros da família que são tóxicos ou abusivos", diz Emily Cosgrove, uma terapeuta matrimonial e familiar canadiana. "Como as reuniões de família podem ser stressantes durante as festas de fim de ano, é mais importante manter a saúde mental e o bem-estar”.

9. Tenta não levar “as coisas a peito”

No final de contas lembra-te que todos têm os seus próprios stresses durante as festas de final de ano e que podem estar a passar por um estado de ansiedade como o teu. Isto é especialmente importante se tiveres a sentir algum tipo de raiva. "Dá o teu melhor para ter compaixão e perdoar", diz Kathryn Smerling, psicoterapeuta.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Etiquetas