Se começares a economizar aos 25 anos, para uma reforma aos 65, deverás poupar entre 10 e 17% do teu salário. Se decidires esperar até aos 35 anos já será preciso tirar da remuneração mensal mais alguma margem, entre 15 e 20%. As conclusões são de um estudo norte-americano, mas servem igualmente para a realidade portuguesa.
Parece muito cedo para pensar na reforma? Não é. Pelo menos se se quiser ter um futuro mais desafogado e tranquilo. Poupar hoje para usufruir amanhã - um lema provavelmente mal recebido entre os adeptos do “agora”. Para aqueles que gostam de jogar pelo seguro, é melhor começar já a fazer contas.
Os valores do estudo dos investigadores do Stanford Center on Longevity, citado pela CNBC, referem-se a valores que não têm em conta a poupança para eventuais emergências, ou seja, a poupança para a reforma acresce sempre à poupança mensal para necessidades de última hora .
O estudo conclui que a maioria das famílias norte-americanas não está a cumprir os objetivos mínimos, estando a poupar apenas entre 6 a 8% do seu rendimento.
Para poder comentar deves entrar na tua conta