Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Reforma

Últimas notícias sobre "Reforma" publicadas em idealista.pt/news

“Pensão na Hora” já está disponível na Segurança Social Direta

A medida “Pensão na Hora”, que permite um deferimento automático da pensão de velhice, já está disponível na Segurança Social Direta (SSD), divulgou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. “A partir desta sexta-feira [26 de fevereiro de 2021], e com a publicação do Decreto-Lei 16-A/2021, o cálculo da pensão de velhice vai passar a ser apresentado imediatamente antes de se iniciar o pedido de pensão através da SSD, ficando visíveis os anos de descontos e o valor bruto estimado da pensão a atribuir”, lê-se numa nota enviada pelo gabinete de Ana Mendes Godinho.

Notícia sobre:

Casa, o investimento da vida e a “boia de salvação” para a reforma

A geração de 'baby boomers' portugueses é consciente da importância da poupança para a reforma, mas não significa que consiga fazê-lo e a habitação é vista como a “boia de salvação”. Somente um em cada dois portugueses desta geração acredita que poderá viver a sua velhice sem dificuldades, apenas com os seus rendimentos, e 48% teme enfrentar problemas financeiros durante esse período. Perto de 60% das pessoas que possuem uma habitação própria admite assim poder vir a utilizá-la como espécie de “boia de salvação” e fonte de rendimento, se for necessário.

Notícia sobre:

Braga entre as cinco melhores pequenas cidades do mundo para viver a reforma

Portugal foi eleito o melhor destino do mundo para viver a reforma em 2020 pela revista International Living. E agora o ADN luso volta a destacar-se, desta vez porque a publicação decidiu incluir Braga numa ‘shortlist’ de 5 cidades mais pequenas e menos conhecidas no mundo perfeitas para viver a reforma. O "The 75 Best Towns and Cities For Retirement – by region" destaca, assim, os lugares onde é possível viver mais e melhor, com menos. Locais que oferecem “um estilo de vida rico em cultura, excelentes infraestruturas e restaurantes e entretenimento de primeira classe”, diz a revista.

Notícia sobre:

Idade média da reforma no privado dispara para máximos de 20 anos

Em 2019, os pensionistas de velhice do regime geral da Segurança Social reformaram-se, em média, aos 64 anos e três meses. Trata-se do valor mais elevado das últimas duas décadas verificado no setor privado, desde que há dados disponíveis no portal Pordata, da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Um valor, de resto, que está ao mesmo nível do sistema público da Caixa Geral de Aposentações.

Notícia sobre:

Reforma à porta, e agora? Dicas para manter a estabilidade financeira

Estás a “contar os dias” para passares à reforma? O final da carreira laboral está à vista e aproxima-se a vida de pensionista, mas será que estás preparado para o que aí vem, que é como quem diz, para fazer face às despesas que tens? No artigo de hoje da Deco Alerta ajudamos – ou tentamos ajudar – os futuros reformados a gerir da melhor forma as suas contas. O foco, e o objetivo, é manter a estabilidade financeira.

Notícia sobre:

Idade da reforma vai aumentar 2,6 anos para quem começar agora a trabalhar

A idade média de acesso à pensão entre os que estão a reformar-se e a iniciar agora a vida ativa deverá aumentar 2,6 anos em Portugal, passando dos 65,2 para os 67,8 anos, segundo o "Panorama das pensões 2019", da OCDE.

Notícia sobre:

Ficar milionário antes da reforma? Estes empregos dão uma ajuda

Estes empregos que agora mostramos permitem arrecadar dinheiro suficiente para que qualquer um possa reformar-se (bem) mais cedo do que o habitual. Curioso?

Notícia sobre:

Maioria dos PPR faz perder dinheiro - mas isso pode mudar com a ajuda deste simulador

Em 99% dos casos compensa mudar de PPR, segundo a Deco. A associação de defesa do consumidor lançou um simulador que ajuda os investidores a comparar soluções e a escolher um plano que melhor se adeque às necessidades.

Notícia sobre:

Quanto (e quando) se deve poupar para a reforma?

Se começares a economizar aos 25 anos, para uma reforma aos 65, deverás poupar entre 10 e 17% do teu salário. A margem cresce se só começares a pensar nisso aos 35 anos - terás de poupar entre 15 e 20%.

Notícia sobre: