Comentários: 0

O empresário português Alexandre Soares dos Santos, ex-líder do grupo Jerónimo Martins, dono do Pingo Doce, e uma das pessoas mais ricas de Portugal, morreu esta sexta-feira (16 de agosto de 2019), aos 83 anos, de cancro no pâncreas. Esteve à frente do grupo Jerónimo Martins durante 46 anos, tendo-se reformado do cargo de presidente em 2013. 

Alexandre Soares dos Santos nasceu no Porto, em 1934, e frequentou o curso de Direito na Faculdade de Direito de Lisboa, que abandonou em 1957, para iniciar a sua carreira profissional, após um convite da multinacional Unilever. 

Depois de trabalhar nesta empresa durante alguns anos, regressou a Portugal, em 1968, para assumir a liderança da Jerónimo Martins, que pelas suas mãos passou de uma empresa de pequena dimensão a um dos maiores grupos empresariais portugueses.

O empresário ampliou os negócios e fez crescer a empresa da família, lançou a marca Pingo Doce, colocou o grupo em Bolsa e expandiu-o internacionalmente, em 1995, para o Brasil e Polónia.

Mais tarde, em 2009, criou a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que gere o portal “Pordata”, Base de Dados do Portugal Contemporâneo, e lançou uma coleção de livros de ensaio, a preços reduzidos, sobre temas da atualidade.

Em 2012, conforme noticiámos, Alexandre Soares dos Santos destronou Américo Amorim no ranking dos mais ricos de Portugal, tendo visto a sua fortuna sextuplicar em oito anos. Na altura, O empresário acumulava uma fortuna de 2070 milhões de euros, tendo o seu património quadruplicado desde 2004. Atualmente, e segundo uma lista da Forbes publicada em julho, Alexandre Soares dos Santos surgia em segundo lugar do ranking, tendo como ativos o grupo Jerónimo Martins e a rede de clínicas Walk’in Clinics. A sua fortuna estava avaliada em 3.554 milhões de euros.

Foi a 18 de dezembro de 2013 que Alexandre Soares dos Santos foi substituído no cargo de presidente do grupo Jerónimo Martins pelo filho, Pedro Soares dos Santos.

De referir ainda que em abril de 2017 o empresário foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial, tendo o chefe de Estado destacado o seu lado de “responsabilidade social” e o papel como servidor da comunidade.

Agora, numa nota publicada na página da Presidência da República, o chefe de Estado apresentou as condolências à família de Alexandre Soares dos Santos e enalteceu o facto de ser uma “personalidade singular” e “o seu relevante papel na vida económica, social e cultural portuguesa”. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade