A atual vice-diretora do Banco de Portugal (BdP), Elisa Ferreira, foi nomeada Comissária Europeia por Portugal – e Bruxelas não será um terreno desconhecido para a economista, que foi eurodeputada durante 12 anos. Agora, o rosto português irá ocupar um dos cargos mais importantes da hierarquia na Europa. Será que o salário compensa?
A remuneração base de um comisário europeu é de 22.367,04 euros. Mas calma, os valores não se esgotam por aqui. Quem tiver de mudar-se para Bruxelas – a maioria – tem direito a um subsídio de alojamento mensal na ordem dos 15% (sobre o salário base), isto é, 3.355,05 euros, segundo as contas do jornal ECO. Mas há mais. Ao salário base e ao subsídio de alojamento será preciso juntar o subsídio de representação: cerca de 607,71 mensais.
Os comissários têm ainda direito ao equivalente a dois salários base como subsídio de instalação (44.734,08 euros), 581,51 euros para cada comissário e respetivos membros do agregado familiar para pagar a viagem para Bruxelas e ainda um subsídio anual de 1.134,14 euros para viajar para a terra de origem. As despesas com a mudança também estão incluídas, segundo o ECO.
É preciso ainda acrescentar as despesas pagas quando viajam em representação da Comissão, ajudas de custo diárias quando estão fora da cidade base, entre outros subsídios e compensações previstas no regulamento.
Para poder comentar deves entrar na tua conta