Dados do Banco de Portugal sobre agosto mostram que valor de dívida no crédito ao consumo subiu 173 milhões de euros num mês.
Comentários: 0
Dívida das famílias atinge máximos de três anos
Christian Dubovan/Unsplash

O endividamento dos particulares subiu em agosto para o valor mais alto dos últimos três anos. Em causa estão dados revelados esta segunda-feira (21 de outubro de 2019) pelo Banco de Portugal (BdP), que permitem concluir que a dívida total das famílias foi de 140.004 milhões de euros, bem superior à verificada em julho (139.833 milhões de euros) e no período homólogo (139.604 milhões de euros). 

O crescimento do recurso aos empréstimos ao consumo explica a subida do endividamento dos particulares, escreve o Jornal de Notícias, salientando que os portugueses devem 42 mil milhões de euros em crédito ao consumo e outros fins. Trata-se do montante mais elevado desde junho de 2010, antes da crise de dívida europeia e da chegada da Troika ao país. 

De acordo com o Bdp, o valor de dívida no crédito ao consumo representa um aumento de 173 milhões de euros em termos mensais, ou seja, em agosto face a julho. 

No que diz respeito ao crédito à habitação, a dívida total dos particulares desceu em agosto dois milhões de euros face ao mês anterior: de 97.971 para 97.969 milhões de euros. 

No total, o endividamento da economia – setor público e privado, excluindo o setor financeiro – aumentou cerca de 400 milhões de euros em agosto face ao mês anterior, fixando-se em 723.976 milhões de euros. Uma subida que se deve ao maior endividamento do setor público, já que do valor de endividamento total, o setor público é responsável por 319.782 milhões de euros enquanto o setor privado é responsável por 404.194 milhões de euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta