Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Dívidas das famílias

Últimas notícias sobre "Dívidas das famílias" publicadas em idealista.pt/news

Dívida das famílias atinge máximos de três anos

O endividamento dos particulares subiu em agosto para o valor mais alto dos últimos três anos. Em causa estão dados do BdP, que permitem concluir que a dívida total das famílias foi de 140.004 milhões de euros, superior à verificada em julho e no período homólogo. 

Notícia sobre:

Portugueses recorrem cada vez mais à banca e Deco lembra que crise não terminou

Em setembro foram realizados cerca de 121.500 novos contratos de crédito ao consumo, mais de 10% em relação ao ano passado. Face ao mês anterior, e segundo dados do Banco de Portugal, o crédito ao consumo aumentou mais de 23% e atingiu os 513 milhões de euros. A Deco aconselha precaução e considera que muitos portugueses estão a viver a ilusão de que a crise já passou.

Notícia sobre:

75% das famílias portuguesas tem casa própria e um terço está a pagar um crédito à habitação

A compra de casa é o principal motivo de endividamento dos portugueses. Perto de 75% das famílias é atualmente proprietária da residência onde vive e um terço delas está a pagar um crédito à habitação, tendo dado os imóveis como garantia dos financiamentos bancários. O cenário é traçado numa nota divulgada esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pelo Banco de Portugal, com base em dados de 2013.

Notícia sobre:

Crédito à habitação: regime extraordinário acabou, mas banca continua a negociar com famílias em dificuldades

Quase um ano depois de ter acabado o regime extraordinário do crédito à habitação, há ainda cerca de duas dezenas de processos de famílias em situação económica muito difícil a serem negociados, segundo o Banco de Portugal. Atualmente, o Governo está a estudar uma nova proteção a este tipo de agregados familiares.

Notícia sobre:

Famílias podem pagar dívidas ao Fisco a partir de 102 euros por mês

As famílias que aderirem ao Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES), aprovado esta quinta-feira pelo Governo, vão pagar uma prestação mínima por mês de 102 euros. Este valor sobe para 204 euros no caso das empresas. Já as garantias que já tenham sido dadas serão levantadas, mas de forma progressiva.

Notícia sobre:

Deco recebeu 17.300 pedidos de ajuda de famílias sobreendividadas

O Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS) da Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor recebeu, no primeiro semestre, 17.300 pedidos de ajuda, mais 70 face ao mesmo período do ano passado. O desemprego, a deterioração das condições laborais e a penhora dos rendimentos são as principais causas de sobre-endividamento.

Notícia sobre:

Insolvências baixam nas famílias e aumentam planos de pagamentos de dívidas

Mais de 12 mil famílias declararam falência em 2015, mas este número está cada vez mais longe do pico da crise. O número de insolvências de particulares caiu 3,8% no ano passado, enquanto o recurso a planos de pagamento das dívidas, mediados por tribunais, está a aumentar cada vez mais (subida de 40% entre janeiro e dezembro).

Notícia sobre:

Famílias pagaram mais de 20 mil milhões de dívidas em três anos

As famílias portuguesas pagaram 20.238 milhões de euros de dívidas entre junho de 2011 – quando a Troika entrou no país – e junho deste ano. De acordo com os últimos dados do Banco de Portugal (BdP), ainda estão por regularizar 157.616 milhões de euros, cerca de 94,6% do PIB, menos que há três anos (102,9%).

Notícia sobre: