Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Rótulo ecológico da UE: o que é e para que serve?

O rótulo ecológico existe há já quase três décadas na União Europeia (UE). Que vantagens têm os consumidores que optam por comprar produtos com este "selo"?

Rótulo ecológico da UE: o que é e para que serve?
Foto de RODNAE Productions no Pexels
Autor: Redação

A preocupação com as questões ambientais está cada vez mais presente na hora de decidir que produtos comprar. O rótulo ecológico da UE garante aos clientes e consumidores que o produto preenche critérios ambientais rigorosos, o que poderá ser determinante para que o escolham. Mas, afinal, o que é e para que serve? E tem vantagens para os consumidores? No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo sobre o Ecolabel da UE.  

A Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.

Afinal o que são produtos com rótulo ecológico? Tenho visto alguns, sobretudo detergentes, e gostaria de saber mais sobre este símbolo para decidir sobre a compra destes produtos.

O rótulo ecológico existe há já quase três décadas na União Europeia (UE). Atualmente, encontramos mais de 40.000 produtos vendidos no mercado europeu, desde têxteis, a detergentes, que apresentam o rótulo ecológico da EU. Trata-se de um rótulo fiável, que identifica produtos e serviços com um impacto ambiental reduzido.

As vantagens de produtos com este rótulo são várias:

  • Se estivermos a falar de detergentes com o rótulo ecológico, talvez o exemplo mais comum, esta escolha permite poupar energia (e dinheiro), pois são eficientes a baixas temperaturas. Os detergentes da roupa são testados para terem a máxima eficiência a 30ºC.
  • Proteger a saúde - estes produtos contêm, em geral, químicos menos problemáticos quando comparados com produtos normais, o que minimiza a exposição global.
  • Poupar o ambiente - os produtos candidatos à colocação deste rótulo devem cumprir um conjunto de critérios rígidos. Esses critérios ambientais, definidos por um painel de especialistas de diversas áreas, incluindo organizações de consumidores, avaliam todo o ciclo de vida do produto - desde a extração das matérias-primas, à produção, embalagem e transporte, utilização e fim de vida. Esta abordagem do ciclo de vida do produto garante que os principais impactos ambientais dos produtos sejam reduzidos em comparação com produtos semelhantes no mercado.
  • Evitar as alegações ambientais sem fundamento (greenwashing).  Ao contrário de muitos autoproclamados rótulos ambientais, o rótulo ecológico europeu garante que os produtos minimizam o impacto no ambiente. Tal acontece graças aos requisitos exigentes que os fabricantes têm de cumprir para obter aquele rótulo.

Experimenta e opta, sempre que possível, por produtos que “vestem” o rótulo ecológico europeu.

Rótulo ecológico da UE
Rótulo ecológico da UE

Se precisas de mais informação ou apoio, conta connosco através do email deco@deco.pt ou do número de telefone 21 371 02 00. 

*Visita o nosso site (Deco.pt) e segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.