Antes de embarcar, é importante saber o que fazer em caso de cancelamento da viagem quando contratas um seguro.
Comentários: 0
Seguros de viagem
Unsplash

Se planeias uma viagem ao estrangeiro, seja pela Europa ou para outros países e não queres que nenhum imprevisto arruine as tuas férias, é  recomendado fazer um seguro de viagem. Na verdade, podem ocorrer vários contratempos, como por exemplo, o cancelamento do voo. Queremos ajudar-te e, para isso, explicamos o que deves fazer quando a viagem é cancelada e precisas de recorrer ao seguro de viagem.

O que cobre o seguro de cancelamento viagem?

Existem diferentes tipos de seguros de viagem, sendo um deles o seguro de cancelamento de viagem. Convém que este facilite a recuperação de todas as despesas relacionadas com o voo e alojamento, no caso da viagem ser anulada ou adiada.

Seguro de cancelamento de viagem: o que cobre e como ser reembolsado
Unsplash

Quando decidires contratar um seguro de cancelamento de viagem tenta perceber se abrange os seguintes pontos: 

  • Reservas de alojamento: tenta perceber se podes recuperar os gastos com reservas de hotéis, apartamentos ou de outros alojamentos turísticos;
  • Custos de transporte: com o cancelamento da viagem de avião, é importante recuperar o dinheiro gasto com transfers, bilhetes de comboio ou autocarro, ou com o aluguer de viaturas;
  • Atividades de lazer: imagina que visitas um país para um concerto e com o cancelamento da viagem já não poderás estar presente. O seguro de viagem deverá cobrir esta situação;
  • Entradas em museus ou outros espaços públicos: o seguro de cancelamento de viagem também deve cobrir os gastos com estas atividades.

O que fazer no caso de cancelamento de viagem por qualquer motivo?

Normalmente, perante o cancelamento de um voo, as companhias áreas agendam um novo, para que possas realmente desfrutar das tuas férias, mesmo com atrasos.

Seguro de cancelamento de viagem: o que cobre e como ser reembolsado
Pexels

Porém, o cancelamento da viagem pode acontecer qualquer outro motivo, por exemplo, devido a questões profissionais, a problemas de saúde ou devido ao falecimento de um familiar. Nestes casos, sabe como deves atuar:

  1. Entra em contacto com a seguradora de viagem e solicita o reembolso dos gastos;
  2. Como é um seguro de cancelamento de viagem terás direito a reaver a totalidade do valor referente a reserva de bilhetes de avião;
  3. Se já tiveres pago o alojamento na totalidade, comunica à seguradora para que possas recuperar os gastos. Nem sempre é possível obter um reembolso total das despesas, portanto convém analisar a política do seguro de cancelamento de viagem.

Se tiveste outros transtornos deverás indicá-los à seguradora. Pede ajuda em qualquer situação, mesmo aquelas mais complicadas, como por exemplo, greves de profissionais de aeroportos.

Documentos a apresentar ao seguro no caso de cancelamento de viagem

A fim de comprovar a tua situação, será necessário apresentar alguns documentos à seguradora no caso de cancelamento de viagem. Apresenta aquele que corresponde à tua questão.

Seguro de cancelamento de viagem: o que cobre e como ser reembolsado
Pexels
  • Falecimento de familiar: apresenta a certidão de óbito;
  • Questões de saúde: apresenta um relatório médico, onde se especifica a doença e/ou a respetiva evolução;
  • Motivos profissionais: deves ter um relatório sobre a situação laboral, no caso de demissão;
  • Estudos: se tens de cancelar uma viagem porque foi reagendada uma prova ou exame, deves pedir um documento certificado pela universidade ou pela escola.  

Muitas pessoas têm que cancelar uma viagem porque farão parte de uma mesa de voto em dia de eleições. Neste caso deves ter contigo uma notificação da junta eleitoral.

Já percebeste que é importante documentar tudo para receber reembolsos. Obviamente tens de ter contigo o teu Documento de Identificação (cartão de cidadão, Bilhete de Identidade ou Passaporte).

Por que é que deves ter um seguro de viagem com cobertura Covid-19?

Hoje em dia é importante ter um seguro de viagem com proteção Covid-19 que abranja o respetivo cancelamento do voo. Embora já seja permitido viajar pela União Europeia apenas com certificado, sem necessidade de fazer testes ou quarentenas, deves manter-te atento às restrições de cada país.

Seguro de cancelamento de viagem: o que cobre e como ser reembolsado
Pexels

Se o cancelamento da viagem for voluntário, porque não queres correr riscos devido à pandemia, não terás direito a nenhum reembolso.

Caso sejas diagnosticado com Covid-19 (ou alguém que viaja contigo), o bilhete pode ser reembolsável quando comprovado por um teste PCR positivo. Todas as despesas médicas e despesas de repatriamento também são incluídas nestes seguro de cancelamento de viagem devido à Covid.

Atendendo à circunstância, os bilhetes de avião são flexíveis e é possível marcar viagem para outras datas ou para outros destinos onde a companhia aérea atua. Nestes casos, são fornecidos vouchers com prazo limite de utilização.

Como contratar um seguro de cancelamento de viagem?

Quando reservas o voo, muitas companhias aéreas têm acordos com seguradoras através das quais poderás contratar um seguro de cancelamento de viagem. O mesmo acontece em agências de viagens.

Contratar um seguro de viagem é um procedimento rápido, mas não te esqueças de analisar bem os termos e condições. Opta por empresas que sejam realmente especializadas em seguros de cancelamento de viagem.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta