
O mercado ibérico de eletricidade (Mibel) fechou o mês de janeiro de 2022 com um preço médio grossista de 201,89 euros por megawatt hora (MWh), o mais alto de sempre no mês janeiro em Portugal e Espanha e o segundo mês mais caro na história do Mibel. Trata-se de um valor que apenas é inferior ao registado em dezembro de 2021 (239,27 euros por MWh).
Segundo o Expresso, que se apoia em dados do OMIE, o operador do mercado diário do Mibel, o mercado grossista da Península Ibérica mantém-se numa tendência de preços altos, que teimam em não ceder, perante a persistência de elevados preços no gás natural e capacidade limitada de oferta das centrais hidroelétricas, que vão enfrentando um ano especialmente seco.
Nos últimos quatro anos, o preço médio mensal da eletricidade no Mibel foi rondando entre 50 a 60 euros por MWh, sendo que até ao início da vaga de preços recorde do ano passado o mês mais caro tinha sido setembro de 2018, com 71 euros por MWh. A escalada dos preços deu-se a partir de março 2021, o preço grossista da eletricidade em Portugal e Espanha ultrapassou os 100 euros por MWh em agosto de 2021. E desde então não baixou desse patamar.
De acordo com os dados do OMIE analisados pela publicação, os últimos quatro meses marcaram um “novo normal” de eletricidade transacionada em torno dos 200 euros por MWh.
Para poder comentar deves entrar na tua conta