Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Luz

Últimas notícias sobre "Luz" publicadas em idealista.pt/news

IVA da luz com novas regras: Costa pede decisão política a Bruxelas

António Costa anunciou que enviou para Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia (CE), uma carta onde pede que a taxa de IVA aplicada à energia possa variar conforme o consumo. A introdução de uma taxa de IVA diferenciada por escalões de consumo foi, de resto, defendida pelo primeiro-ministro no debate quinzenal.

Notícia sobre:

Fatura da luz mais barata em 2020: tudo o que é preciso saber sobre a descida de preços

A fatura da luz é um dos encargos mais “pesados” para os portugueses, mas o valor a pagar vai descer pelo terceiro ano consecutivo – a ERSE já avançou com a sua proposta para as tarifas em 2020, prevendo um corte de 0,4% nos preços a aplicar no mercado regulado.

Notícia sobre:

Burlas nos contratos de luz estão a disparar este ano

As reclamações nos contratos de energia dispararam. No Portal da Queixa foram registadas 161 reclamações nos primeiros sete meses de 2019, mais que em todo o ano de 2018. Já a ERSE quase duplicou os processo de contraordenação por burlas.

Notícia sobre:

Como alterar o titular de um contrato de luz ou gás

Muitas vezes, depois de alguém mudar de casa, seja ela arrendada ou comprada, é possível que ainda esteja ativo um contrato de eletricidade ou gás. No artigo de hoje explicamos-te tudo sobre aquilo que deves fazer para alterar a titularidade de contrato.

Notícia sobre:

Deco Alerta: estas dicas ajudam (muito) a baixar a fatura da eletricidade

A fatura da eletricidade é uma das mais “pesadas” para os contribuintes. Mas há pequenos truques que ajudam a baixar a mensalidade a pagar pelo consumo de energia. Este é o tema do artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta.

Notícia sobre:
Há dicas infalíveis

Truques para dar mais luz e vida à casa

Notícia sobre:

Prepara a carteira: guia dos preços que mudam em 2019

Ano novo, vida nova... novos preços. Das telecomunicações à eletricidade, passando pelas rendas, portagens, refrigerantes ou tabaco há novidades. O novo ano traz subidas (e algumas descidas) que vão mexer com a carteira dos portugueses. Preparado? Neste guia mostramos-te tudo aquilo que precisas de saber, com algumas boas e más surpresas que se avizinham pelo caminho. 

Notícia sobre:

Portugal é um dos países europeus onde se gasta mais em energia elétrica doméstica

Portugal e Alemanha são os países da União Europeia (UE) que pagam mais eletricidade em relação ao seu poder de compra-padrão. Em 2017, a fatura da luz representou 0,29% do poder de compra-padrão por quilowatt hora (kWh) de portugueses e alemães, um valor que deverá descer este ano para cerca de 0,20%, no caso de Portugal.

Notícia sobre:

Como poupar na fatura da luz? É possível medir os consumos de energia...

A fatura da luz é uma dor de cabeça para muitas famílias, mas há formas de conseguir poupar dinheiro. Uma delas passa pela monitorização dos consumos de energia, avisa o portal Poupa Energia, revelando que “a instalação de equipamentos de monitorização de consumos de energia (‘smart meters)” pode ajudar a baixar o valor da fatura.

Notícia sobre:

Fatura da luz vai subir em 2019

Os consumidores que permaneçam no mercado regulado, ou que tenham optado por tarifa equiparada, deverão ver os preços da eletricidade aumentar 0,1% a partir de 1 de janeiro de 2019. A subida traduz-se num acréscimo médio de 5 cêntimos na fatura  mensal das famílias, segundo a proposta de atualização das tarifas da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Notícia sobre: