Deixa de ser necessário ter um teste negativo à Covid-19, bastando apresentar o certificado digital. E há mais novidades.
Comentários: 0
Regras para entrar em Portugal
Foto de Gustavo Fring en Pexels

Viajar para Portugal vai ser mais fácil a partir desta segunda-feira, dia 7 de fevereiro de 2022. Isto porque vai deixar de ser obrigatório apresentar um teste negativo à Covid-19 para entrar em território nacional. Para o fazer, basta apresentar um certificado digital em qualquer uma das suas modalidades (vacinação, teste ou recuperação) ou um comprovativo de vacinação reconhecido.

A decisão foi tomada em Conselho de Ministros na passada quinta-feira, 3 de fevereiro, e publicada no domingo, veio alterar uma medida que já estava em vigor desde o passado dia 1 de dezembro de 2022 que obrigava a todos os passageiros que chegassem a Portugal por via aérea a apresentação de um teste negativo ou de um certificado de recuperação.

Agora, para entrar no país, “passa a ser exigida apenas a apresentação do Certificado Digital Covid da União Europeia nas suas três modalidades ou de outro comprovativo de vacinação devidamente reconhecido”, segundo o gabinete da ministra da Presidência.

Regras para Viajar para Portugal
Foto de Adrian Agawin en Pexels

Novas regras no Certificado digital e validade nos testes

Esta não foi a única mudança anunciada pelo Conselho de Ministros. Há novas regras sobre a validade dos certificados de vacinação e de teste. Já as normas em relação ao certificado de recuperação mantêm-se inalteradas.

Agora, o certificado digital passa a exigir que os testes rápidos de antigénio sejam efetuados nas 24 horas anteriores, em vez do prazo de 48 horas. No caso de um teste molecular de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN), o prazo é de 72 horas.

Quanto ao certificado de vacinação, o mesmo passa a atestar uma das seguintes opções:

  • Conclusão da série de vacinação primária há mais de 14 dias e menos 270 dias desde a última dose com uma vacina contra a Covid-19;
  • Dose de reforço de uma vacina contra a Covid-19.
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta