Subida das taxas de juro só vai começar algum tempo após terminar as compras de dívida e será feita de forma "gradual".
Comentários: 0
Banco Central Europeu (BCE)
Presidente do BCE, Christine Lagarde GTRES

O Banco Central Europeu (BCE) baixou esta quinta-feira, 10 de março de 2022, a sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro em 2022 e subiu acentuadamente a de inflação devido ao impacto da guerra na Ucrânia. Depois da reunião de política monetária, o banco central decidiu acelerar a redução da compra de ativos e manter os juros, para já.

A guerra "terá um impacto importante na atividade económica e na inflação, pelo aumento dos preços da energia e das matérias-primas e também pela perturbação do comércio internacional e da confiança", disse a presidente do BCE, Christine Lagarde, em conferência de imprensa, acrescentando que o risco para as perspetivas económicas da zona euro "aumentou consideravelmente" devido ao conflito.

Com base na sua avaliação atualizada e “tendo em conta a conjuntura incerta”, o Conselho do BCE procedeu à revisão do calendário de aquisições ao abrigo do programa de compra de ativos (asset purchase programme – APP) para os próximos meses. “As aquisições líquidas mensais no âmbito do APP ascenderão a 40 mil milhões de euros em abril, 30 mil milhões de euros em maio e 20 mil milhões de euros em junho”, lê-se no comunicado do BCE.

“A calibração das aquisições líquidas no terceiro trimestre dependerá dos dados e refletirá a evolução da avaliação das perspetivas”, explica o documento, acrescentando que “se os dados entretanto disponibilizados apoiarem a expectativa de que as perspetivas de inflação no médio prazo não enfraquecerão, mesmo após o termo das aquisições líquidas de ativos, o Conselho do BCE cessará as aquisições líquidas ao abrigo do APP no terceiro trimestre”.

Se as perspetivas de inflação no médio prazo se alterarem e as condições de financiamento “se tornarem incompatíveis” com novos progressos no sentido do objetivo de 2%, o “BCE está preparado para rever o seu calendário de compras líquidas de ativos em termos de volume e/ou de duração”.

Juros mantêm-se

Já as taxas de juro devem manter-se. “A taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento e as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito permanecerão inalteradas em 0,00%, 0,25% e −0,50%, respetivamente”, refere o documento.

O BCE explica que “quaisquer ajustamentos das taxas de juro diretoras” só ocorrerão algum tempo após o fim das aquisições líquidas ao abrigo do APP e "serão graduais.” “A trajetória das taxas de juro diretoras do BCE continuará a ser determinada pelas indicações sobre a orientação futura da política monetária fornecidas pelo Conselho do BCE e pelo seu compromisso estratégico de estabilizar a inflação em 2% no médio prazo”, salienta.

Banco Central Europeu
Unsplash

O Conselho do BCE garante estar “preparado para ajustar todos os seus instrumentos, consoante apropriado, a fim de assegurar que a inflação estabiliza no seu objetivo de 2% no médio prazo”.

BCE prolonga linhas de liquidez até 2023

Tendo em conta a “conjuntura altamente incerta gerada pela invasão russa da Ucrânia e o risco de repercussões regionais passíveis de afetar negativamente os mercados financeiros da área do euro”, o Conselho do BCE decidiu prolongar a facilidade de operações de reporte do Eurosistema com bancos centrais (Eurosystem repo facility for central banks - EUREP) até 15 de janeiro de 2023.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta