Em 2021, a Região Autónoma dos Açores registou os downloads mais rápidos através da rede móvel. Ao contrário do Algarve.
Comentários: 0
Downloads por telemóvel em Portugal
Anacom

São muitos os portugueses que usam smartphones para aceder à internet e fazer download, mas a velocidade com que o fazem ou conseguem fazer varia consoante a zona do país onde se encontram. Em 2021, segundo dados da Anacom, a Região Autónoma dos Açores foi a que registou os downloads mais rápidos através da rede móvel. Já o Algarve encontra-se na cauda da tabela. 

“Nos acessos móveis, ao nível do download, a Região Autónoma dos Açores apresentou o melhor resultado mediano (15 Mbps), seguida da Área Metropolitana de Lisboa, do Alentejo e da Região Autónoma da Madeira, todos entre 10 e 11 Mbps cada. A região Algarve registou o valor mais baixo no download (8 Mbps). No upload, os valores mais altos foram apurados na Região Autónoma dos Açores (9 Mbps) e o mais baixo na Região Algarve (5 Mbps)”, conclui a Anacom.

Os dados em causa são extrapolados dos testes feitos pelos próprios utilizadores com recurso ao NET.mede, a ferramenta de testes à velocidade da internet desenvolvida pela Anacom.

Relativamente aos acessos fixos, a Área Metropolitana de Lisboa foi a região do país a registar os melhores débitos de download em 2021 (93 Mbps), encontrando-se o Alentejo na última posição (67 Mbps).

Segundo a Anacom, foram realizados no ano passado no NET.mede “cerca de 1,2 milhões de testes à velocidade dos acessos à Internet (em média, 3.331 testes diários), dos quais 73% realizados em acessos fixos nacionais de clientes residenciais e 19% em acessos móveis”, tendo o número de testes diminuído 14% face a 2020 (menos 202 mil testes). 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta