
Porto, Guimarães e Lisboa estão entre as 100 cidades da União Europeia (UE) que integrarão a “Missão Cidades”, um projeto da Comissão Europeia (CE) que pretende que estas sejam uma espécie de exemplos para outras cidades europeias no caminho para a neutralidade carbónica. De acordo com Bruxelas, estas cidades conseguirão antecipar em 20 anos as metas de redução da emissão de CO2 da UE.
O objetivo é que estas 100 cidades, que são escolhidas pela CE, “funcionem como ecossistemas de experimentação e inovação, a fim de poderem ajudar todas as outras cidades na sua transição para a neutralidade climática até 2050”, explica a entidade liderada por Ursula von der Leyen.
Segundo o Público, que se apoia num comunicado da CE, “75 % dos cidadãos da UE vivem em áreas urbanas” que consomem “mais de 65% da energia mundial e são responsáveis por mais de 70% das emissões de dióxido de carbono”.
Porto, Guimarães e Lisboa, bem como as restantes 97 cidades da UE que integrarão a “Missão Cidades”, terão de “elaborar ‘contratos das cidades para o clima’, que incluirão um plano global para a neutralidade climática em todos os setores, como a energia, os edifícios, a gestão dos resíduos e os transportes, bem como planos de investimento” relacionados, explica a CE.
Apoiando-se no documento, a publicação escreve que estas metrópoles terão 360 milhões de euros do programa Horizonte Europa para criar projetos e promover ações em vários setores, como por exemplo a mobilidade limpa, a eficiência energética e o planeamento urbano ecológico.
Para poder comentar deves entrar na tua conta