Novo estudo conclui que ficar 1 semana longe das redes sociais pode melhorar muito o bem-estar, depressão e ansiedade.
Comentários: 0
como reduzir a ansiedade
Pexels

Sentes-te stressado e ansioso com o trabalho ou com a escola? Ficar uma semana sem aceder às redes sociais pode ajudar. Um estudo recente publicado na revista 'Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking' concluiu que “ficar uma semana longe das redes sociais pode melhorar significativamente o bem-estar, depressão e ansiedade”.

Este estudo empírico levado a cabo por investigadores do departamento de Saúde da Universidade de Bath, no Reino Unido, procurou perceber quais são os efeitos da redução do uso das redes sociais no bem-estar, depressão e ansiedade. E para isso foram selecionados 154 participantes com idades superiores a 18 anos, que afirmavam usar as redes sociais todos os dias e que estavam dispostos a deixar de o fazer durante uma semana.

Os participantes foram então divididos em dois grupos:

  • Um deles não usou as redes sociais durante uma semana, como o Facebook, Twitter, TikTok ou o Instagram;
  • O outro pôde usar redes sociais como faziam normalmente.

Redes sociais e stress
Pexels
Para avaliar o estado de saúde mental, os participantes preencheram questionários antes e depois da experiência. E o estudo concluiu que o grupo de participantes que se afastou das redes sociais por uma semana “melhorou significativamente o bem-estar, depressão e ansiedade”.

“Por exemplo, nossos resultados indicaram que a redução do tempo gasto no Twitter e no TikTok pode atenuar os sintomas de depressão, enquanto apenas o TikTok ajuda a redução da ansiedade”, lê-se ainda no estudo publicado em maio.

“Se sentes que usas as redes sociais em demasia e que isso está a ter um impacto negativo na tua saúde mental, então talvez valha a pena fazer uma pausa e conseguir pelo menos algumas melhorias a curto prazo”, aconselha Jeff Lambert, um dos autores do estudo e professor de Psicologia da Saúde na Universidade de Bath.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta