Os exames nacionais continuam a ser o cartão de embarque para entrar no ensino superior, embora tenham deixado de contar para o cálculo da nota final das disciplinas durante a pandemia. E quais foram as escolas secundárias em Portugal que tiveram a melhor média nos exames em 2022? Em primeiro lugar está o Colégio Nova Encosta, em Paços de Ferreira, com uma média de 16,10 valores. Os primeiros 39 lugares são ocupados por escolas privadas.
Neste ranking conta-se um total de 635 escolas do ensino secundário (114 são privadas e 521 públicas). E a verdade é que é preciso descer à 40ª posição para encontrar a primeira escola pública com melhor média nos exames nacionais: trata-se da Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, em Leiria, que obteve uma média nos exames de 13,41 valores, revelam os cálculos do Público partindo dos dados do Ministério da Educação.
Os primeiros 39º lugares deste ranking são ocupados por escolas privadas. Houve mesmo duas que conseguiram superar a média de 16 valores: o Colégio Nova Encosta (16,10 valores), Paços de Ferreira, e o Colégio Efanor (16,07 valores), em Matosinhos, que ocupam os dois primeiros lugares. Logo a seguir, uma média de 15,86 valores, está o Colégio D.Diogo de Sousa, em Braga, seguido do Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto (15,78 valores). As quatro primeiras escolas situam-se na região Norte do país. E a primeira escola privada situada em Lisboa a surgir no ranking é a Academia de Música de Santa Cecília, que está em quinto lugar, com uma média nos exames nacionais de 15,66 valores.
Por outro lado, a escola que teve pior média nos exames nacionais também é privada. De acordo com o mesmo ranking – que exclui as 84 escolas que realizaram menos de 62 provas -, é o Externato Álvares Cabral, em Lisboa, que está no último lugar com uma média negativa de 7,69 valores. E a verdade é que houve 52 escolas (públicas e privadas) que tiveram uma média inferior a 10 valores.
Para poder comentar deves entrar na tua conta