Setembro foi um mês quente no que diz respeito aos juros: mais de 20 bancos centrais decidiram aumentar as taxas.
Comentários: 0
subida taxas de juro
Fonte: jornal Expresso

O Banco Central Europeu (BCE) já subiu as taxas de juros diretoras em 125 pontos base este ano. E Christine Lagarde, presidente do regulador, já veio deixar o aviso: vai subir as taxas de juro até que a inflação estabilize na Zona Euro. A Reserva Federal norte-americana (Fed) também anunciou recentemente um novo aumento de 75 pontos base, e só irá parar se estiver muito confiante no recuo da inflação. A verdade é que setembro foi um mês explosivo no que diz respeito aos juros: mais de 20 bancos centros decidiram aumentar as taxas.

Segundo uma análise do Expresso, em setembro, e até agora, vinte e cinco bancos centrais aumentaram, cumulativamente, as taxas diretoras em 17 pontos percentuais (1700 pontos-base). A Mongólia foi líder das subidas, com um aumento de 200 pontos base, seguida pelo Chile, Costa Rica, Suécia e Vietname – todos registaram aumentos das taxas diretoras de 100 pontos base.

Na lista das 20 maiores taxas diretoras do mundo impostas por bancos centrais, destaca-se o Zimbabué com juros de 200%, seguido pela Argentina (69,5%) e Ucrânia (25%). O Brasil aparece no ranking com uma taxa de 13,75% e a Turquia de 12%. Já Hungria é a economia da União Europeia com a taxa diretora mais alta neste espaço económico, perto de 12%. Na lista aparecem muitas outras economias, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão, ou ainda Angola, Gana, Nigéria e Moçambique.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta