Indicador de atividade económica diminuiu em termos homólogos, registando uma taxa negativa pela 1ª vez desde fevereiro de 2021.
Comentários: 0
Atividade económica da construção está a recuar
INE

Em novembro de 2021, a atividade económica dos setores da indústria e da construção diminuíram em termos reais, ou seja, já descontando o efeito da subida da taxa de inflação. Esta é uma das conclusões a retirar da Síntese Económica de Conjuntura, divulgada esta quarta-feira (18 de janeiro de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Os indicadores de curto prazo (ICP) relativos à atividade económica na perspetiva da produção, disponíveis para novembro, apontam para uma desaceleração em termos nominais nos serviços e uma ligeira aceleração na indústria, verificando-se, em termos reais, reduções na indústria e na construção”, lê-se no boletim. 

"O índice de produção na construção apresentou uma variação homóloga de -1,1%, após ter acelerado no mês precedente (variação de 1,6% em outubro)", acrescenta o INE.

Atividade económica em mínimos de fevereiro de 2021

Segundo o instituto, “o indicador de atividade económica, que sintetiza um conjunto de indicadores quantitativos que refletem a evolução da economia, diminuiu em termos homólogos em novembro, após ter desacelerado significativamente em setembro e outubro, registando uma taxa negativa pela primeira vez desde fevereiro de 2021”. 

Relativamente ao indicador de clima económico, que sintetiza os saldos de respostas extremas das questões relativas aos inquéritos qualitativos às empresas, estabilizou em dezembro, após ter aumentado no mês anterior, conclui o INE.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta