Indicador de confiança dos consumidores diminuiu em junho, após ter aumentado nos dois meses anteriores, segundo dados do INE.
Comentários: 0
Confiança dos consumidores em queda
INE

O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em junho, após ter aumentado nos dois meses anteriores, e o indicador de clima económico recuou em maio e junho, depois de ter estabilizado em abril, divulgou esta quarta-feira (29 de junho de 2022) o Instituto Nacional de Estatística (INE). A inflação, recorde-se, terá aumentado para 8,0% em maio, face aos 7,2% de abril, o valor mais alto desde fevereiro de 1993, o que está a ter muito impacto no poder de compra dos portugueses.

Confiança dos consumidores e clima económico cai em Portugal
INE

“O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em junho, após ter aumentado nos dois meses anteriores e de ter registado uma diminuição abrupta em março. O saldo das perspetivas dos consumidores relativas à evolução futura dos preços aumentou em junho, após ter diminuído nos dois meses precedentes e de ter registado em março o maior aumento da série, o qual superou em larga medida o valor máximo anterior”, lê-se na nota.

Já o indicador de clima económico, “diminuiu em maio e junho, depois de ter estabilizado em abril”. “Os indicadores de confiança aumentaram em junho na Indústria Transformadora, no Comércio e, de forma ligeira, nos Serviços, tendo diminuído de forma expressiva na Construção e Obras Públicas”, conclui o INE.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta