Clima económico

Confiança dos consumidores em queda – e clima económico aumenta

O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em maio, após ter aumentado nos cinco meses anteriores e de ter registado em abril o valor mais elevado desde fevereiro de 2022, indicou esta quarta-feira (29 de maio de 2024) o Instituto Nacional de Estatística (INE). Já o indicador de clima económico aumentou, após ter diminuído no mês anterior.
Confiança dos consumidores está a subir em Portugal

Confiança dos consumidores a subir... e clima económico a descer

O indicador de confiança dos consumidores voltou a aumentar em fevereiro, ao contrário do indicador de clima económico, que diminuiu, interrompendo a trajetória ascendente dos três meses anteriores. Em causa estão dados divulgados esta quarta-feira (28 de fevereiro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Confiança dos consumidores

Confiança dos consumidores e clima económico descem em agosto

O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em agosto, após ter atingido um valor máximo em julho, o mesmo comportamento seguido pelo indicador de clima económico, que também desceu, divulgou o INE, esta quarta-feira, dia 29 de agosto. Segundo os resultados dos Inquéritos de Conjuntura às Em
Confiança dos portugueses em alta

Confiança dos portugueses em alta – em máximos de fevereiro de 2022

O indicador de confiança dos consumidores prolongou em junho (-23,2) a trajetória ascendente iniciada em dezembro (-37,1), atingindo o valor máximo desde fevereiro de 2022, após ter registado em novembro o valor mais baixo desde o início da pandemia em abril de 2020, revelou esta quinta-feira (29 de junho de 2023) o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Confiança dos consumidores a subir

Confiança dos consumidores sobe para máximos de fevereiro de 2022

O indicador de confiança dos consumidores aumentou, em maio, para o valor máximo desde fevereiro de 2022. Já o indicador de clima económico diminuiu pela primeira vez este ano. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (30 de maio de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Confiança dos consumidores já está a subir em Portugal

Confiança dos consumidores e clima económico voltam a subir em abril

Os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico voltaram a aumentar em abril, tendo a confiança subido na construção, obras públicas e serviços e recuado na indústria transformadora e comércio. Em causa estão dados divulgados esta quinta-feira (27 de abril de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
confiança dos consumidores

Confiança sobe e clima económico melhora em março, apesar da incerteza

Mesmo num clima de incerteza pautado pela alta inflação, subida de juros e de instabilidade financeira, os níveis de confiança estão a subir. Quem o diz é o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira, dia 30 de março: “O indicador de confiança dos consumidores aumentou entre dezembro e março”, sobretudo, porque há perspetivas mais positivas quanto ao poder de compra. Também o indicador de clima económico aumentou entre janeiro e março, invertendo o movimento descendente iniciado há um ano, adiantou o instituto, dando nota que o setor da construção contribuiu positivamente para este resultado.
Confiança dos consumidores melhora pelo terceiro mês seguido

Confiança dos consumidores e clima económico voltam a aumentar

Os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico voltaram a aumentar em fevereiro, tendo a confiança subido na indústria transformadora, comércio e serviços e recuado na construção e obras públicas. Em causa estão dados divulgados esta segunda-feira (27 de fevereiro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Indicador de confiança dos consumidores sobe em Portugal

Confiança dos consumidores e clima económico já estão a aumentar

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em dezembro e janeiro, “interrompendo o perfil negativo” dos três meses anteriores, revelou esta segunda-feira (30 de janeiro de 2023) o Instituto Nacional de Estatística (INE). Destaque também para o indicador de clima económico, que também subido no primeiro mês do ano. 
Atividade económica da construção está a recuar

Atividade económica da indústria e da construção recuou em novembro

Em novembro de 2021, a atividade económica dos setores da indústria e da construção diminuíram em termos reais, ou seja, já descontando o efeito da subida da taxa de inflação. Esta é uma das conclusões a retirar da Síntese Económica de Conjuntura, divulgada esta quarta-feira (18 de janeiro de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Confiança dos consumidores aumenta em Portugal

Confiança dos consumidores sobe no final do ano

O indicador de confiança dos Consumidores aumentou em dezembro, interrompendo o perfil negativo dos três meses anteriores, revelou esta segunda-feira (2 de janeiro de 2023) o Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Já o indicador de clima económico estabilizou no último mês do ano, interrompendo nos últimos dois meses o movimento descendente iniciado em março.
Confiança dos portugueses recua em novembro, mas pouco

Confiança dos consumidores cai “marginalmente” e clima económico sobe

A confiança dos consumidores diminuiu “marginalmente” em novembro, para um valor próximo do registado no início da pandemia da Covid-19. Já o indicador de clima económico aumentou, após ter recuado entre agosto e outubro. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (29 de novembro de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 
Confiança dos consumidores em queda

Confiança dos consumidores e clima económico diminuem em junho

O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em junho, após ter aumentado nos dois meses anteriores, e o indicador de clima económico recuou em maio e junho, depois de ter estabilizado em abril, divulgou esta quarta-feira (29 de junho de 2022) o Instituto Nacional de Estatística (INE). A inflação, recorde-se, terá aumentado para 8,0% em maio, face aos 7,2% de abril, o valor mais alto desde fevereiro de 1993, o que está a ter muito impacto no poder de compra dos portugueses.
Confiança dos portugueses em alta

Confiança dos consumidores cresce em maio e clima económico recua

O indicador de confiança dos consumidores em Portugal aumentou em abril e maio, invertendo a queda de março, e o indicador de clima económico diminuiu em maio, depois de ter aumentado em abril. Em causa estão dados divulgados esta segunda-feira (30 de maio de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
Confiança dos consumidores e clima económico aumentam em abril

Confiança dos consumidores e clima económico aumentam em abril

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em abril, após a “diminuição abrupta” verificada em março, e o indicador de clima económico “aumentou ligeiramente”, após a “diminuição moderada” registada também no mês anterior, divulgou esta quinta-feira (28 de abril de 2022) o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Radiografia do dia: Evolução do indicador de clima económico desde 1989

Radiografia do dia: Evolução do indicador de clima económico desde 1989

Em agosto, o indicador de clima económico recuperou ligeiramente, prolongando o perfil crescente iniciado em janeiro de 2013 e fixando o máximo desde julho de 2008. Já o indicador de confiança dos consumidores agravou-se ligeiramente, depois de registar o valor mais elevado desde janeiro de 2007, suspendendo o acentuado movimento ascendente observado desde o início de 2013.