
O prazo para entregar a declaração de IRS 2023 terminou no passado dia 30 de junho. E agora continuam a ser analisadas as declarações já entregues, de forma a emitir os reembolsos do IRS. Acontece que se nem todos os dados baterem certo, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vai alterar os contribuintes para a existência de divergências no IRS. Explicamos como resolver.
Desde logo, a AT esclarece que depois da entrega da declaração de IRS, quem receber um alerta com a designação de “Divergência”, significa que ou existe uma diferença entre os dados declarados (rendimentos, retenções na fonte e deduções) e os que constam na base de dados e/ou "é necessário comprovar algum dado mediante o envio de documentos ou outras informações", indica na newsletter publicada em julho.
Se este for o teu caso, não te preocupes, porque podes consultar e resolver as divergências que constam na tua declaração de IRS diretamente no Portal das Finanças, não sendo preciso deslocares-te aos serviços de finanças.
Portanto, para resolveres a divergência na tua declaração de IRS 2023 deves fazer o seguinte no Portal das Finanças, tal como explica a AT no mesmo documento:
- Enviar justificação (pode anexar documento comprovativo);
- Entregar declaração de substituição.
Caso ainda tenhas dúvidas, a AT aconselha-te a consultares o folheto sobre divergências disponível no apoio ao contribuinte.
Para poder comentar deves entrar na tua conta