Perto do início do ano escolar, a procura de alojamento de estudantes universitários dispara, mas a oferta muitas vezes não é suficiente para dar resposta às necessidades das famílias, seja pela localização, seja pelo custo. Para ajudar a resolver este desafio, o Governo reiterou que está a reforçar apoios no alojamento e nas bolsas.
Em concreto, anunciou que 19 pousadas da juventude vão reforçar em 9% o alojamento para estudantes universitários, com quartos que vão até aos 300 euros por pessoa. Em termos globais, a promessa do Executivo socialista é que, até ao final de 2026, haverá mais 15 mil camas para estudantes, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Por outro lado, fez saber que vai aumentar os subsídios de alojamento a alunos bolseiros do Ensino Superior e os o reforço pode chegar aos 10%.
Para ajudar a preparar o próximo ano letivo, o idealista/news preparou um calendário escolar de 2023/2024, com os seus respetivos períodos letivos, as datas dos exames nacionais e também as pausas e interrupções em que poderás preparar umas pequenas férias, que podes consultar aqui.
15 mil camas para estudantes universitários nos próximos três anos em novas residências a nível nacional
“Estamos neste momento, no âmbito do PRR, a construir mais 15 mil camas, no equivalente a mais, pelo menos, 86 residências universitárias novas, e esperamos ter esse processo todo concluído até ao final de 2026″, afirmou esta semana a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, aos jornalistas, no final de uma visita às obras da futura residência de estudantes de Lamego, no distrito de Viseu.
Em causa está, disse a governante, um “plano nacional que vai desde o Minho até ao Algarve, incluindo também as ilhas”, detalhando que “estamos a construir residências em todo o país e, como é este caso aqui, utilizando até edifícios devolutos”, em zonas da cidade com “menos movimento”.
Bolsas para estudantes visam ajudar famílias a suportar altos custos de alojamento universitário
Contudo, tal como reconheceu a ministra, “não conseguimos ter as residências exatamente ao ritmo que pretendíamos e estamos, por isso, a apostar na ação social.” As bolsas para estudantes são garantidas até ao terceiro escalão de ação social e o complemento para alojamento vai ser reforçado. “Estamos neste momento a equacionar a percentagem do aumento relativamente a este valor”, declarou Elvira Fortunato em entrevista à RTP.
No último ano, segundo o Observatório do Alojamento Estudantil, o preço médio dos quartos para os estudantes deslocados subiu mais de 10% e o Governo admite chegar a essa percentagem.
O preço médio de um quarto para estudantes ultrapassa os 400 euros em Lisboa e Porto e a oferta privada disponível chega para menos de 10% dos jovens agora colocados nas universidades e politécnicos daquelas cidades, de acordo com a mesma fonte.
Pousadas da Juventude com mais 9% de capacidade para receber estudantes e fazem desconto na mensalidade
No caso das pousadas da juventude, o alojamento estudantil será reforçado em cerca de 9%, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, segundo anunciou, por seu lado, o gabinete do secretário de Estado da Juventude e do Desporto.
De acordo com o gabinete de João Paulo Correia, o número de quartos e camas disponíveis aumenta nas unidades de Abrantes, Almada, Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Guimarães, Lisboa Centro, Lisboa Parque das Nações, Oeiras, Ponte de Lima, Portimão, Porto, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
O valor mensal dos quartos nas pousadas da juventude varia entre 200 e 300 euros, por pessoa (conforme a unidade e tipologia), em quartos duplos ou múltiplos e inclui:
- pequeno-almoço,
- internet Wi-Fi,
- limpeza diária,
- troca de roupa de cama e atoalhados semanalmente
- utilização da cozinha de alberguista.
Sobre os valores praticados pode incidir um desconto do Cartão Jovem Europeu de 10% para quartos duplos e 20% para quarto triplo, indica o gabinete do secretário de Estado da Juventude e do Desporto.
*Com Lusa
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta