Embora as poupanças nos novos depósitos a prazo estejam a render menos, houve uma subida no valor de novas operações em março.
Comentários: 0
Depósitos a prazo em Portugal
Banco de Portugal

Ter as poupanças nos depósitos a prazo em Portugal está a render cada vez menos. Isto porque, segundo o Banco de Portugal (BdP), a taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de clientes particulares diminuiu em março pelo terceiro mês consecutivo para 2,78%. Assim a remuneração média nos depósitos a prazo no nosso país é a sétima mais baixa da área euro.

“A taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares diminuiu pelo terceiro mês consecutivo, passando de 2,81%, em fevereiro, para 2,78% em março”, revela o BdP no boletim publicado na sexta-feira, dia 3 de maio. Ainda assim, está superior face há um ano, quando a taxa de juro média foi de 0,9%.

Em março deste ano, a taxa de juro média nos depósitos caiu em todos os prazos face a fevereiro:

  • Novos depósitos até 1 ano (que representou 96% dos novos depósitos): a taxa diminuiu para 2,81% (2,82%).
  • Novos depósitos de 1 a 2 anos: a taxa média diminuiu para 2,21% (2,39% em fevereiro);
  • Novos depósitos a mais de 2 anos: remuneração caiu para 1,96% (2,06% em fevereiro).

No conjunto da área euro, a remuneração média dos novos depósitos a prazo em Portugal ficou abaixo da média do conjunto dos países da zona euro (que em fevereiro desceu para 3,16%). “Apesar de ter registado uma queda da taxa de juro média superior à do conjunto de países da área euro, Portugal manteve a sua posição no conjunto de países da área do euro”, refere o BdP. Quer isto dizer que Portugal tinha, em março, a sétima taxa de juro média mais baixa da zona euro.

Embora as poupanças nos novos depósitos a prazo estejam a render menos, houve um aumento no valor de novas operações de particulares em março.” O montante de novas operações de depósitos a prazo de particulares totalizou 7767 milhões de euros em março, um aumento de 219 milhões de euros em relação ao mês anterior”, referiu ainda o regulador português.

Juros nos depósitos a prazo
Banco de Portugal

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta