Subida dos preços dos serviços, alimentos, álcool e tabaco foi o que mais contribuiu para o aumento da inflação em maio.
Comentários: 0
Inflação na Europa
Eurostat

Um mês antes de o Banco Central Europeu avançar com o primeiro corte dos juros em junho (de 25 pontos base), já sabia que a inflação na área euro deveria aumentar ligeiramente em maio. E agora as previsões do Eurostat confirmaram-se: a inflação na zona euro subiu para 2,6% em maio, tendo ficado acima da taxa registado em abril (2,4%). Também em Portugal a inflação subiu, tendo registado mesmo a quinta maior taxa entre os Estados-membros.

Confirmando a sua estimativa rápida, o Eurostat revelou esta terça-feira, dia 18 de junho, que "a taxa de inflação anual da área do euro foi de 2,6% em maio de 2024, face a 2,4% em abril". Um ano antes, a taxa era de 6,1%.

Também a inflação anual da União Europeia subiu ligeiramente: foi de 2,7% em maio de 2024, acima dos 2,6% em abril. Mas continua muito abaixo da taxa registada há um ano, quando estava nos 7,1%.

"Em maio, o maior contributo para a taxa de inflação homóloga da área do euro veio dos serviços, +1,83 pontos percentuais (p.p.), seguido dos produtos alimentares, álcool e tabaco (+0,51 p.p.), bens industriais não energéticos (+0,18 p.p.) e produtos energéticos. (+0,04 p.p.)", lê-se na nota estatística.

Ainda assim, a taxa de inflação subjacente (que exclui elementos mais voláteis como a energia e os alimentos não processados) avançou, na zona euro, para os 2,9% (2,8% em abril).

Como variou a inflação em maio nos países da UE?

Inflação na zona euro
Eurostat

Em comparação com abril, a inflação anual caiu em onze Estados-membros, manteve-se estável em dois e aumentou em catorze, revela o Eurostat.

Entre os Estados-membros, as maiores taxas de inflação – medida pelo Índice Harmonizado dos Preços no Consumidor (IHPC) – foram registadas, em maio, na Roménia (5,8%), Bélgica (4,9%) e Croácia (4,3%). Portugal registou mesmo a quinta maior taxa (3,8%), depois de passar vários meses na cauda da Europa.

As menores taxas da inflação medidas pelo IHPC observaram-se, por outro lado, na Letónia (0%), na Finlândia (0,4%) e em Itália (0,8%).

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta