A época 2024-2025 da liga portuguesa de futebol arrancou esta sexta-feira, com o campeão Sporting a receber o Rio Ave. Rio Ave esse que passou recentemente a ser detido, em 80%, pelo homem mais rico da Grécia, Evangelos Marinakis, que detém uma fortuna avaliada em 3,6 mil milhões de dólares. Mas não é caso único, havendo mais clubes a passar por processos idênticos.
Segundo o ECO, Evangelos Marinakis comprou 80% da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Rio Ave, tendo o clube de Vila do Conde entrado num lote de equipas que é por si detido, nomeadamente o Olympiacos (Grécia) e o Nottingham Forest (Inglaterra).
Mas há mais milionários estrangeiros a investir em clubes de futebol portugueses. É o caso, por exemplo, do Famalicão. Em 2019, o grupo israelita Quantum Pacific Group adquiriu 85% da SAD do clube, através da Quantum Pacific Management Ltd. Idan Ofer é o principal dono da Quantum Pacific Group, um conglomerado industrial que controla a Quantum Pacific Shipping. Com um património avaliado em 20,3 mil milhões de dólares, Idan Ofer ocupa o 96º da lista dos mais ricos do mundo, segundo a Bloomberg.
Já o V. Guimarães é detido em 29% por milionários estrangeiros, no caso pelo homem mais rico do Egito, Nassef Sawiris, através do fundo V Sports. Sawiris é, por exemplo, um dos donos do clube inglês Aston Villa e detém também uma participação de 5% na empresa Madison Square Garden Sports, cotada em Nova Iorque, proprietária das equipas NBA New York Knicks e NHL Rangers. Detém ainda 6% da gigante alemã de equipamento desportivo Adidas, tendo um património avaliado em 8,8 mil milhões de dólares.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta