Um sismo de magnitude 8,8 atingiu a península de Kamchatka, na Rússia, levando à emissão de alertas de tsunami em muitos países.
Comentários: 0
Alerta de tsunami
Créditos: CC BY 4.0 by Free Malaysia Today

Um forte sismo de magnitude 8,8 atingiu esta quarta-feira (30 de julho de 2025) a península de Kamchatka, na Rússia, provocando tsunamis no país e no Japão e a emissão de alertas em muitos países banhados pelo Pacífico. 

O terramoto ocorreu às 08:25 locais (00:25, em Lisboa) ao largo da costa sul da península de Kamchatka e teve a magnitude preliminar de 8, mais tarde revista para 8,8, segundo a Agência Meteorológica do Japão, escreve a Lusa, salientando que o Serviço Geológico dos EUA estimou que o sismo ocorreu a uma profundidade de cerca de 18,2 quilómetros.

As autoridades de Taiwan e das Filipinas emitiram alertas de tsunami após o sismo, tal como a China e o Japão

No caso concreto do Japão, cerca de dois milhões de pessoas receberam ordens para abandonar as suas habitações ou zonas costeiras, devido ao risco de tsunami. Em Hokkaido, a maior ilha do arquipélago japonês, situada no norte e a mais próxima de Kamchatka, as autoridades locais emitiram ordem de retirada de nível máximo (5 em 5) para 10.463 cidadãos da cidade costeira de Urakawa.

*Com Lusa

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta