Governo quer criar fundo para catástrofes – seguradoras aplaudem
Na sequência das tempestades que têm assolado Portugal nos últimos dias, o Governo admitiu que tenciona criar um fundo para catástrofes naturais e sismos.
Alerta de tsunami no Pacífico após sismo de 8,8 ao largo da Rússia
Um forte sismo de magnitude 8,8 atingiu esta quarta-feira (30 de julho de 2025) a península de Kamchatka, na Rússia, provocando tsunamis no país e no Japão e a emissão de alertas em muitos países banhados pelo Pacífico.
Plano familiar de emergência: um guia completo para descobrir
Os acidentes e as catástrofes naturais ocorrem de forma imprevisível, por isso é fundamental estar preparado para agir corretamente.
Intensidade de sismo surpreende mas autoridades apelam à calma
Um sismo de 5,3 na escala de Richter foi registado esta madrugada em Portugal, avançou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O sismo aconteceu a uma profundidade de 10,7 quilómetros, que se fez sentir em Portugal, Espanha e Marrocos, e o epicentro do abalo foi registado às 05h11,
A terra tremeu em Portugal: o que fazer quando há sismos?
Portugal despertou em alerta na madrugada de hoje (26 de agosto de 2024) com um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter, sentido às 5h11 em várias regiões do território continental, Espanha, Gibraltar e Marrocos.
Sismo em Marrocos: UNESCO confirma grandes danos no património
O diretor regional da UNESCO para o Magrebe disse esta segunda-feira (11 de setembro de 2023) que o sismo de sexta-feira em Marrocos provocou "danos maiores do que o esperado", em particular em Marraquexe, depois de uma visita às zonas afetadas.
Empresas afetadas por incêndios e cheias já podem concorrer a apoios
As empresas afetadas pelos incêndios do verão e pelas cheias de dezembro e janeiro podem concorrer até 2 de maio a apoios do Estado, estando disponíveis 25 milhões de euros, anunciou esta segunda-feira (13 de março de 2023) o Governo. Entretanto, foi instalado em Lisboa, na zona de Alcântara, o novo Sistema de Sensores para Monitorização e Alerta Precoce de inundações: o último de dez da primeira fase do projeto que já estão espalhados por oito zonas da cidade.
La Palma: lava do vulcão já engoliu casas e terras no valor de 248 milhões
A língua de lava após a erupção do vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma atingiu o mar quase 10 dias depois.
... E setor propõe parceria para a Proteção Civil
O Cluster AEC – junta os setores da arquitetura, engenharia e construção – entregou ao Governo uma proposta de Parceria para Proteção Civil, na qual sugere que estes técnicos sejam os primeiros agentes de reação em caso de ocorrência de catástrofes naturais ou emergência pública.
O antes e depois da Ilha de San Martín após a passagem do furacão Irma
As Ilhas do Caribe sofrem os embates dos piores furacões de que há memória nos últimos tempos. Não apenas pela sua violência, com vento que superam os 200 km/h e ondas que alcançam os 10 metros, mas também pela continuidade dos efeitos metereológicos.



Aquadam: a solução "pirosa" que salvou uma casa e que toda a gente quer para escapar às inundações
Um cidadão norte-americano, Randy Wagner, decidiu gastar cerca de 7.000 euros num projeto cujo objetivo era envolver as imediações da sua casa com um gigantesco tubo preto, de plástico, para antecipar inundações. Uma solução pouco apreciada pelos vizinhos, ao início, mas que agora se tornou popular entre os americanos que enfrentam cada vez mais cheias e tempestades no país.
O antes e depois de Houston após a passagem do furacão Harvey
O furacão Harvey “derramou” em cinco dias de intensas chuvas torrenciais 35 mil milhões de litros de água em Houston, no Texas, a quarta cidade mais populosa dos EUA. Através da galeria fotográfica antes e depois é bem visível o impacto que teve o furacão na cidade, destruindo várias casas e infraestruturas.
Deslizamento de terras em Lisboa obriga à evacuação de três edifícios
Três edifícios de habitação sofreram danos esta madrugada, na sequência de um deslizamento de terras que ocorreu às 5h37, na Rua Damasceno Monteiro, no centro de Lisboa. Os bombeiros já informaram que o sucedido obrigou à retirada de 27 pessoas e os moradores - idosos, na maioria - foram transportados para uma sala da junta de freguesia.
A cama “que se fecha” e que te pode manter vivo durante um sismo
As notícias relacionadas com a ocorrência de sismos são cada vez mais comuns. Recentemente, por exemplo, um grande terramoto de magnitude 6,2 na escala Richter abanou o centro de Itália – e domingo (dia 11) um sismo de magnitude 2,8 foi sentido na Mealhada, em Aveiro. Prevenção é, por isso, palavra de ordem. Com o objetivo de salvar vidas foi criada uma espécie de cama à prova de sismos.



Quando Paris se transformou em Veneza
Agora as águas voltam a regressar ao normal, mas durante alguns dias Paris ficou inundada e transformou-se numa espécie de Veneza. A subida das águas no rio Sena – a maior dos últimos 30 anos – está a dar tréguas, mas este “susto” irá permanecer durante muito tempo na memórias dos franceses. As fortes cheias chegaram a ameaçar edifícios emblemáticos como o Museu do Louvre ou o de Orsay. As imagens que mostram as inundações são espetaculares.



Arquitetura para a resistência: casas de design à prova de furacões
A Dauphin Island é conhecida pelos franceses como a “Ilha Massacre”. Desde o seu descobrimento por parte dos espanhóis no século XVI, esta pequena barra de areia de 16 km2 localizada no estado norte-americano de Alabama, e onde apenas vivem 1.200 pessoas, passou por várias catástrofes naturais. Em 2004, o furacão Iván destruiu 170 casas na zona oeste da ilha, a mais exposta. Apenas um ano depois, o Katrina arrasou outras 250 casas. Como se não bastasse, em 2011, na sequência de explosões na plataforma Deepwater Horizon, as praias ficaram cobertas de petróleo.
radiografia do dia: evolução do número de catástrofes naturais desde 1980
o gráfico em cima indica o número de catástrofes naturais que ocorreram no mundo nos últimos anos (desde 1980). só no ano passado, registaram-se 900 catástrofes, sobretudo meteorológicas, sendo que os eua foram o país mais afectado sobretudo devido ao furacão "sandy".