
Anel de Fogo: a zona mais sísmica e temida do planeta
O sismo submarino de magnitude 8,8 registado a 30 de julho de 2025 ao largo da costa de Kamchatka (Rússia) voltou a colocar o Anel de Fogo do Pacífico - a região mais sísmica do planeta - no centro do planeta.

Alerta de tsunami no Pacífico após sismo de 8,8 ao largo da Rússia
Um forte sismo de magnitude 8,8 atingiu esta quarta-feira (30 de julho de 2025) a península de Kamchatka, na Rússia, provocando tsunamis no país e no Japão e a emissão de alertas em muitos países banhados pelo Pacífico.

Sismo em Portugal: quais são os riscos de tsunami?
Os sismos provocam sempre tsunamis?

Portugal está preparado para resistir a um terramoto como o de 1755?
Um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado na madrugada de segunda feira, dia 26 de agosto de 2024, a 58 km de Sines, avançou o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, o epicentro do abalo foi registado às 05h11. O sismo aconteceu a uma profundidade de 10,7 km, avançou o serviço geológico dos Estados Unidos, o USGS.

Intensidade de sismo surpreende mas autoridades apelam à calma
Um sismo de 5,3 na escala de Richter foi registado esta madrugada em Portugal, avançou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O sismo aconteceu a uma profundidade de 10,7 quilómetros, que se fez sentir em Portugal, Espanha e Marrocos, e o epicentro do abalo foi registado às 05h11,

A terra tremeu em Portugal: o que fazer quando há sismos?
Portugal despertou em alerta na madrugada de hoje (26 de agosto de 2024) com um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter, sentido às 5h11 em várias regiões do território continental, Espanha, Gibraltar e Marrocos.




Fotos únicas de Fukushima mostram o avanço da natureza na região
O desastre nuclear de Fukushima aconteceu em março de 2011, após o terramoto e tsunami que devastaram parte da costa japonesa. Agora, passados mais de quatro anos, foram conhecidas algumas imagens de Fukushima. As fotografias mostram uma espécie de zona fantasma, com edifícios abandonados, veículos “engolidos” pela natureza e milhares de sacos de solo radioativo empilhados que terão de ser retirados e levados para local seguro.




Sumatra (Indonésia) antes e depois do tsunami de 2004 (fotos)
Passaram quase dez anos desde que às 07h58 (hora local) do dia 26 de dezembro de 2004 a fúria do mar arrasou a Indonésia. Um terramoto no norte da ilha de Sumatra gerou um tsunami que causou cerca de 238 mil mortos. Agora, quase uma década depois, um grupo de fotógrafos voltou ao local – a Aceh, Sumatra – para mostrar como evoluiu a “zona zero” do maior desastre natural dos últimos anos.