A taxa de inflação homóloga da Zona Euro foi de 1,9% em dezembro de 2025, divulgou recentemente o Eurostat, revendo em ligeira baixa a estimativa anterior (2,0%) e apontando uma taxa de 2,3% na União Europeia (UE). Portugal encontra-se acima da média da Zona Euro e da UE (2,4%), tendo registado uma aceleração face à taxa de inflação registada em novembro (2,1%).
De acordo com dados divulgados pelo serviço estatístico europeu, a inflação anual da área do euro fixou-se nos 1,9%, em dezembro de 2025, face à homóloga, de 2,4%, e à taxa de 2,1% registada em novembro.
Na estimativa rápida divulgada no início do mês, o Eurostat indicava uma taxa de inflação de 2,0% em dezembro nos países da moeda única.
Na UE, a taxa de inflação de dezembro desacelerou para 2,3%, quer contra a de 2,7% homóloga, quer face à de 2,4% de novembro de 2025.
Medidas pelo Índice Harmonizado dos Preços no Consumidor (IHPC), as menores taxas de inflação foram registadas, em dezembro, em Chipre (0,1%), França (0,7%) e Itália (1,2%). Já as mais altas observaram-se na Roménia (8,6%), Eslováquia (4,1%) e Estónia (4,0%).
Em Portugal, a taxa de inflação medida pelo IHPC foi de 2,4%, abaixo dos 3,1% de dezembro de 2024, mas registando uma aceleração face à de 2,1% apresentada em novembro.
Na comparação em cadeia, a inflação anual desacelerou em 18 Estados-membros, manteve-se em três e subiu noutros seis.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta