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os utentes das entidades de saúde privadas e sociais apresentaram 3790 queixas no primeiro semestre deste ano, menos do que as 4030 apresentadas no mesmo período de 2012. o mesmo não acontece no público, onde os utentes reclamaram mais este ano do que no ano pasado

o relatório de reclamações do sector privado e social relativo ao primeiro semestre de 2013, recentemente divulgado pela entidade reguladora da saúde (ers), revela uma descida no número de reclamações apresentadas no sector privado e social desde 2011, invertendo a tendência crescente que se verificava desde 2006, diz o jornal público, citando dados do relatório

assim, em 2011, a ers contabilizou um total de 8399 queixas no sector privado, número que caiu para 7503 em 2012. por região, lisboa e vale do tejo lidera o número de reclamações, com 60,2% do total (2280), seguida pela região norte, ainda assim com menos de metade das queixas (1127)

quanto à natureza do prestador de serviços de saúde, é principalmente no sector privado que se verificam as situações de descontentamento, uma vez que o sector social apenas reúne 7,5% do total das reclamações (283). O sector privado é responsável por 91,7% das queixas, totalizando 3476
 

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